Publicidade
Covid-19
Estudo aponta baixo desempenho nos portais de transparência da região
Seis municípios da área de abrangência do AU obtiveram nota zero em pesquisa que avalia informações sobre vacinação
Por: Fabrício Lemos
Publicado em: sábado, 21 de agosto de 2021 às 10:00h
Atualizado em: sábado, 21 de agosto de 2021 às 10:06h

O estudo realizado neste último mês, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), avaliou o nível de transparência nos sites/portais de todas as prefeituras e do Executivo estadual sobre a vacinação contra a Covid-19. O estudo baseou-se em 11 critérios para fazer a avaliação, como divulgação de orientações sobre grupos prioritários, vacinômetro, doses recebidas, locais de vacinação, entre outros. 

Publicidade

Uso das redes sociais pelas prefeituras 
Os auditores alertaram que, por mais que as redes sociais estejam bastante presentes no cotidiano da população, as prefeituras não devem usá-las como substitutos dos sites/portais institucionais para publicação de dados atualizados, como explica a auditora do TCE-RS e uma das coordenadoras do estudo, Francine Trevisan. “Usar as redes sociais como reforço de comunicação é importante, mas os Executivos precisam disponibilizar todas as informações sobre a vacinação em seus sites oficiais. Garantir o acesso amplo e amigável, com recursos de acessibilidade e informação estruturada e de boa qualidade”, frisa.   

Administrações poderão fazer correções
Cada prefeitura poderá promover mudanças em seus portais para melhor atender as exigências do Tribunal de Contas até o próximo dia 25, e solicitar a revisão da pontuação obtida, por meio do sistema disponibilizado. Com base nesses pedidos, o TCE-RS irá atualizar os percentuais de transparência.  
Com a permanência da negligência do tema, o TCE-RS irá considerar quando for julgar as contas anuais dos gestores municipais. O presidente do Tribunal no RS, conselheiro Estilac Xavier, comenta o fato. “A transparência não diz respeito apenas a uma obrigação legal, mas também de um recurso importante de gestão”, afirma. 
 
Municípios da região e suas respectivas notas na pesquisa 

Taquaruçu do Sul  

7

Palmitinho 

6

Cerro grande  

5

Rodeio Bonito 

3,5

Caiçara 

3

Cristal do Sul 

2,9

Pinheirinho do Vale  

1,4

Ametista do Sul

1

Iraí 

1

Jaboticaba  

1

Seberi 

1

Vicente Dutra 

1

Alpestre  

0,5

Erval Seco 

0,5

Novo Tiradentes 

0,5

Pinhal 

0,5

Boa vista das Missões 

0

Dois Irmãos das Missões 

0

Frederico Westphalen 

0

Planalto 

0

Vista Alegre  

0

Palmeira das Missões 

0

Média regional

1,62


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do TCE-RS
Vitrine do AU