Publicidade
Eventos
Cufa-FW participa da 5ª Conferência Estadual de Cultura
Evento aconteceu no formato on-line na manhã desta quinta-feira, 19
Por: Lavínia Machado
Publicado em: quinta, 19 de agosto de 2021 às 11:43h
Atualizado em: quinta, 19 de agosto de 2021 às 11:49h

A Cufa de Frederico Westphalen participou na manhã desta quinta-feira, 19, da 5ª Conferência Estadual de Cultura, realizada de forma on-line, pela Secretaria de Estado da Cultura. Durante o evento, foi apresentado o resultado obtido com o edital “Ações Culturais das Comunidades”, uma parceria junto à Cufa Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A iniciativa distribuiu R$ 14 milhões, recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, em 63 comunidades, de 23 municípios que integram o programa RS Seguro. No primeiro semestre do ano de 2021, a organização reuniu 7.824 inscrições, recorde em referência a iniciativas semelhantes já executadas pela Secretaria de Estado da Cultura. Destes, 4.736 dos inscritos foram contemplados. Dentre todos os contemplados, os cotistas na categoria “Premiação” correspondem a 4.032, que equivale a 74,13% dos contemplados. 
Segundo a Secretaria de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, O RS teve êxito e este é um momento de reflexão e divulgação dos recursos obtidos. “O RS foi o único Estado que fez uma conferência a todas as discussões das diretrizes”, destacou. 

Publicidade

Mapeamento dos trabalhadores da Cultura na área do RS Seguro 
Durante a fala dos representantes da Cufa-FW, Roberto Torres e Vinicius Duarte ponderaram pesquisas realizadas pela entidade e futuras ações. De acordo com Duarte, uma pesquisa pública para traçar um perfil dos trabalhadores da cultura, residentes e atuantes especificamente nas áreas do programa RS Seguro foi realizada em parceria com o Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM/Frederico Westphalen. O objetivo era conhecer as demandas dos mesmos no que tange a cultura e políticas públicas em diferentes searas

Continuidade das ações nas áreas do RS Seguro
A Cufa-FW aprovou uma iniciativa junto ao Pró-Cultura RS, que visa a manutenção de ações nas 63 comunidades de 23 municípios que integram o programa RS Seguro. Até o fim do mês, a organização deve lançar a criação de um Fundo Patrimonial e Filantrópico para as comunidades mais vulneráveis do Estado. Esta é uma parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), com a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS (Adesnrs) – Central Única das Favelas de Frederico Westphalen e Cufa RS.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações CUFA FW
Vitrine do AU