Publicidade
Raridade
Ministério da Saúde confirma que morte de criança no Ceará foi causada por ameba “comedora de cérebro”
A contaminação aconteceu através da água de um reservatório que abastece a casa onde a criança morava
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 11 de dezembro de 2024 às 13:46h
Atualizado em: quarta, 11 de dezembro de 2024 às 13:48h

O Ministério da Saúde confirmou, na segunda-feira, 9, que a morte de uma criança de um ano e três meses no Ceará foi causada por uma ameba conhecida como “comedora de cérebro”. Esse é o segundo caso que se tem registro no Brasil. O primeiro foi em 1975, em São Paulo. A menina foi infectada por uma ameba “Naegleria fowleri”, que causou uma doença chamada de “meningoencefalite”.

Publicidade
Publicidade

O órgão ministerial, inclusive, emitiu um alerta de evento nacional — que serve para indicar e orientar sobre possíveis emergências em saúde pública — após as análises confirmarem a causa da morte da criança. Ela foi infectada através da água que era usada em casa, que vinha de um açude.

A água utilizada para o banho era proveniente de um açude que abastece o assentamento e não passava por tratamento, sendo retirada diretamente da torneira. Frequentemente, era necessário aguardar o esfriamento devido à alta temperatura", disse o documento do Ministério da Saúde.

– No quintal, foram identificados uma cisterna, anéis de cimento e tambores utilizados para o armazenamento de água. A cisterna, que armazena água da chuva, recebe tratamento com hipoclorito de sódio e é destinada ao consumo humano. Já a água utilizada para cozinhar é fornecida por caminhão-pipa – complementou o documento.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do G1