Publicidade
Aperfeiçoamento
Mais de 20 pessoas participam do curso de Condutor de Turismo Local
URI/FW, em parceria com a Prefeitura de Ametista do Sul, realizou a capacitação
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 28 de outubro de 2024 às 17:01h
Atualizado em: segunda, 28 de outubro de 2024 às 17:04h

Para oferecer formação com conhecimentos teóricos e práticos acerca do turismo, setor tão relevante para o município de Ametista do Sul e sua economia, o poder público, em parceria com a URI/FW, promoveu o curso de capacitação em Condutor de Turismo Local, entre os meses de julho e outubro. Mais de 20 pessoas frequentaram o treinamento, que totalizou 30 horas.

Publicidade

Os conteúdos teóricos foram voltados aos Fundamentos do Turismo, Economia do Turismo Regional, Leis Aplicadas ao Turismo e Relações interpessoais: comunicação, diversidade e gestão de conflitos. As aulas práticas contaram com visitas aos estabelecimentos turísticos do município, como ao Criatório Ágata, Experiência Ametista, Pirâmide Esotérica, Complexo Belvedere Mina, GeoParque Subterrâneo, Vinícola Ametista e Criatório Ágata Azul.

Um dos participantes, Enio da Rosa, garimpeiro aposentado que está atuando como condutor de turismo, assegura que Ametista do Sul está em uma crescente neste setor. “Por isso, é muito importante estarmos em constante aprendizagem, aumentando nossos conhecimentos na área. Nesse sentido, quero agradecer o município e a URI por terem oportunizado aos interessados este importante diploma. Temos conhecimento na área de extração, mineração e pontos turísticos de nossa região. Além disso, queremos trabalhar na legalidade e pelo bem-estar dos nossos visitantes. Para isso temos que nos capacitar cada vez mais”, frisa Rosa.

Preparação

Da mesma forma, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Ametista do Sul, Alcindo Zilch, afirma que o curso foi um sucesso, por envolver 21 pessoas com conhecimento teórico de legislação pertinente à atividade e à prática do turismo em sala de aula e em alguns atrativos. É louvável a parceria entre o município, através da Setur, Associação de turismo ADTA e a URI que juntas, unindo esforços, qualificaram pessoas e, com certeza, profissionalizaram mais o turismo de Ametista do Sul, colocando pessoas aptas a exercerem a atividade. Não pode parar por aí, precisamos mais, pois qualificação é sempre bem-vinda e o grupo ficou ciente de que é apenas o começo”, enaltece Zilch.

Profissionalização

Por parte da URI, o diretor-administrativo, Alzenir José de Vargas, entende que a profissionalização do atendimento ao turista potencializa ainda mais o turismo local e regional. “Precisamos entender que o turismo desenvolvido de forma individualizada minimiza as possibilidade e potencialidades que temos. Quando o turista for atendido de forma correta e adequada, ele mesmo se encarrega de levar o local em um nível de destaque no segmento. Estamos felizes como universidade, pois estamos contribuindo para o desenvolvimento de nossas comunidades e potencializando negócios dos empresários”, finaliza o diretor.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom URI/FW