Publicidade
Reivindicação
Excedentes de concurso da BM fazem manifestação
Aprovados no concurso da instituição em 2017 e aguardando convocação, eles firmaram posição alternativa a possível novo certame
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: sexta, 13 de agosto de 2021 às 15:17h
Atualizado em: sexta, 13 de agosto de 2021 às 15:24h

Um grupo representando os 3,8 mil excedentes do concurso de 2017 da Brigada Militar (BM) esteve em Porto Alegre no começo dessa semana para reivindicar um cronograma de chamamento desse contingente. A demanda já é antiga do grupo, que segue buscando algum acordo com o Palácio Piratini para que ocorra a nomeação dos aprovados naquele certame.

A manifestação mais recente ocorre depois que surgiram rumores de que o Governo do Estado pretende fazer um novo concurso para a BM. Líderes do movimento dos excedentes buscam que o Estado nomeie o grupo de quase 4 mil aprovados no certame antigo e reduza a previsão de abertura de vagas para o novo chamamento. Eles querem que Eduardo Leite crie um cronograma para nomear os excedentes, que precisam ser chamados até julho de 2022, quando expira o período para nomeação dos aprovados no concurso de 2017.

Na agenda do dia, realizada na segunda-feira, 9, os excedentes estiveram na Casa Militar e Casa Civil e conversaram também com o líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), deputado Frederico Antunes (PP). O grupo deseja resolver a situação sem judicializar a questão, o que é visto como uma atitude que impossibilitaria qualquer nova negociação. Ainda assim, novas manifestações e até um acampamento em frente ao Piratini são cogitados.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU