Publicidade
Eleições 2024
Taquaruçu do Sul: confira a entrevista dos candidatos Valmir Luiz Menegat e Vanderlei Zanatta
Propostas também estão disponíveis na edição impressa deste sábado, 28
Por: Henrique Brocco
Publicado em: sexta, 27 de setembro de 2024 às 20:05h
Atualizado em: sexta, 27 de setembro de 2024 às 20:05h

AU- Cite três projetos de maior impacto que está em seu plano de governo?

Publicidade
Publicidade

Nosso objetivo, a partir do próximo ano, será o de fomentar ainda mais a economia, fortalecendo programas que criamos nas nossas administrações anteriores, além de concretizar novos projetos e programas, que contribuirão para retomar o desenvolvimento do nosso município e o bem-estar da população. Para isso, trabalharemos fortemente em três principais frentes, nunca esquecendo, é claro, que todas as áreas e todos os setores são essenciais para que Taquaruçu do Sul volte a crescer:

 

Geração de emprego e renda/fortalecimento do distrito industrial: Não existe outra forma de crescimento se não for pelo investimento. Quem é pequeno ou grande empreendedor, quem é agricultor ou tem uma agroindústria, quem é empreendedor individual sabe disso. Existem investimentos que geram resultado a curto prazo, e existem investimentos que demoram mais para dar o retorno. É preciso entender que existe este espaço de tempo, necessário para a concretização das ações implantadas. Estamos falando disso, para que os eleitores entendam que muitos resultados positivos alcançados atualmente no município, são fruto de investimentos realizados no passado e os quais pretendemos retomar, fortalecer e continuar. Temos um distrito industrial preparado para receber diversos empreendimentos, e nos comprometemos a desenvolver ações rápidas que concretizem o desenvolvimento deste espaço. Não podemos deixar parada a oportunidade de criar emprego, renda e mais desenvolvimento para nosso município. É preciso explorar este espaço que ficou esquecido. Temos necessidade de diversos serviços em nossa sociedade e existe espaço para a criação deles. Ajudar novas empresas a se instalarem no nosso município, seja através de empreendedores locais ou atraindo indústrias de fora será uma das nossas ações, pois temos espaço e temos recursos que podem e devem ser destinados para esta finalidade. É preciso entender que estes investimentos não geram gastos desnecessários para a prefeitura, pelo contrário, todo empreendimento que se instala e gera emprego e renda, traz recursos de volta para o município de forma indireta através do emprego gerado e de forma direta pelos impostos que retornam para os cofres públicos. Consequentemente, o aumento de arrecadação permite que a administração possa fazer novos investimentos. É assim que anda o ciclo do desenvolvimento.

 

Fortalecimento da saúde/médico pediatra: É dever da administração garantir que a Saúde seja acessada por todos de forma universal, igualitária e gratuita. A busca por melhorias neste setor é constante, porque elas precisam acompanhar o desenvolvimento das tecnologias e inovações do setor. E uma das formas para se atingir tal objetivo, é fortalecendo a saúde com profissionais capacitados e atendimento de qualidade. Capacitação porque, quando se fala de doenças, a ciência está constantemente buscando novas alternativas e trazendo estudos que modificam a maneira de tratar e prevenir todos os tipos de enfermidade. Por isso, é necessário investir sempre na capacitação dos servidores, para que eles se mantenham atualizados e informados sobre tudo o que existe de mais moderno para atender a população da melhor forma possível. Além disto, assumimos o compromisso de ampliar as especialidades médicas oferecidas aqui mesmo dentro do município. A principal necessidade que a população demandou em nossas visitas foi a de contratação de serviço de pediatria. Hoje as famílias precisam se deslocar para outros municípios para ter atendimento para as crianças. Vamos mudar esta realidade e buscar um médico com a especialidade de pediatra para um atendimento rápido e facilitado para nosso maior tesouro, que são nossas crianças.

A saúde seguirá sendo foco da administração para que o serviço de atendimento à população seja cada vez mais qualificado e garanta a qualidade de vida que todos desejam. Investir em saúde não pode ser apenas se preocupar com tratamento de doenças. É preciso investir de verdade na Atenção Primária à Saúde, que envolve um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde de todas as pessoas. Queremos nosso povo saudável e feliz. Queremos ver nossa gente com sorriso no rosto e vivendo com alegria. Por isso, investir em saúde será mais uma prioridade do nosso governo e um compromisso com a população. Mais saúde é também mais desenvolvimento. Vamos garantir mais acessibilidade e tratamento igualitário entre todos.

 

Agricultura e fortalecimento da cadeia produtiva do setor primário: Nosso município é essencialmente rural e por isso um dos principais focos de governo é trabalhar firme na agricultura, porque é o sustento da maior parte da nossa população e é também a força da economia local. Vamos retomar o devido foco que a agricultura merece no nosso município. Cada família produtora, seja de leite, de gado, de frango, de grãos, ou qualquer outra atividade agropecuária merece nosso respeito e nossa dedicação total. Por isto, dentre as ações que compõe nosso plano de governo, está o compromisso de atender 100% das propriedades rurais com a assistência técnica necessária. Não vamos deixar nenhum produtor sem o devido apoio, para que possa ampliar seus negócios e trazer rentabilidade para a propriedade. Já fizemos isso no passado, e vamos fazer novamente, agora com ainda mais força e conhecimento. Além da assistência técnica, vamos priorizar o investimento e o atendimento das necessidades básicas de infraestrutura rural, hoje defasadas. Não há possibilidade de um bom trabalho no campo sem estradas adequadas, e este é um serviço básico que merece capricho e trabalho contínuo, e nossa administração vai priorizar este atendimento essencial a população. Além do mais, temos como meta a ampliação de subsídios para o desenvolvimento da piscicultura e da apicultura. O que precisamos implantar são políticas de qualificação nestes setores, para que os agricultores conheçam melhor as técnicas e a forma de trabalhar com estas atividades. Queremos valorizar cada vez mais a agricultura familiar, porque sabemos que a única forma de manter as famílias no campo é dando oportunidade para que elas tenham a renda adequada. Temos como meta, também, o desenvolvimento do setor da criação de gado de leite e corte. Essas atividades são fonte de renda para grande parte das famílias do nosso meio rural, por isso, merecem muito nossa atenção. Há a necessidade urgente de retomar auxílios e ampliar programas de estruturação para este setor produtivo. Na nossa administração passada, criamos lei específica para auxílio a bovinocultura de leite e corte. A lei está vigente e precisa ser cumprida. Nós vamos ampliar ainda mais este programa de incentivo. Outro setor que voltará a ter atenção do Poder Público, é a suinocultura, que hoje representa a maior parcela da produção agrícola do município e por isso é tão importante. Além do crescimento financeiro para as famílias, a suinocultura representa a maior parte do retorno de ICMS para o município, significando que os investimentos realizados nas pequenas propriedades retornam para o município que aumenta sua arrecadação e gera novos investimentos para toda a população em áreas como saúde, educação, infraestrutura, esporte, cultura, lazer. O setor da suinocultura é responsável também pela geração de emprego, criando mais oportunidade de trabalho no campo. Quando um setor cresce, todos crescem juntos.

 

AU- Qual a mudança ou melhoria de gestão que deseja implementar imediatamente, a partir de janeiro de 2025, caso eleito?

A administração do desenvolvimento será feita por pessoas comprometidas e engajadas com os resultados. Será uma administração participativa, onde a comunidade terá espaço para opinar, sugerir e participar, e as lideranças trabalharão unidas, em prol do mesmo objetivo. Administrar com qualidade uma prefeitura, requer que exista uma união muito grande entre todos os envolvidos, principalmente entre os secretários que são responsáveis por organizar as atividades e ações da sua pasta de trabalho. É preciso existir um engajamento de todos em prol dos objetivos definidos. Por isso nos comprometemos em nomear pessoas qualificadas para assumir os cargos de direção, formando uma equipe de talentos comprometida com a ética e o trabalho. Para garantir que o trabalho seja feito com qualidade, vamos trabalhar logo de início na implantação do Código de Ética para a administração, com base na Lei Nº 12.846 de 2013, conhecida como Lei anticorrupção. Através desta, vamos em conjunto implementar o Código de Ética, que serve no dia a dia como um manual, que orienta as ações e tomadas de decisão por parte de todo o conjunto administrativo. Esta é uma ação que envolve a responsabilidade dos agentes públicos diante do compromisso assumido perante a comunidade.

 

AU- Por que merece o voto de confiança do eleitor no dia 6 de outubro?

O trabalho de cada cidadão que se dedica ao crescimento do município é fundamental para que a gente possa crescer e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa comunidade. Por isso, antes de mais nada, fica o nosso compromisso com o povo, de lutar pelo desenvolvimento, tendo como base a ética, um dos valores fundamentas em se falando de governança. E não só falando de governança, em se falando também de postura social. Estamos atrasados, andando a passos lentos e não podemos admitir que continue desta forma. É preciso juntar força de trabalho, ter foco e determinação, para voltar a acelerar, para voltar a dar passos largos na busca pelo desenvolvimento em diversos setores, e para isso contamos com a tua ajuda. Queremos deixar bem claro para vocês, amigos e amigas, que nós acreditamos que a única maneira de alcançar o objetivo de construir um município melhor, mais próspero e desenvolvido, é através do trabalho incansável. Nós já fomos prefeitos, temos uma grande experiência e conhecemos os caminhos. Nós conhecemos e reconhecemos as dificuldades que a população enfrenta pela situação atual dos diversos setores. Por esse motivo, eu e o Vande nos propusemos a voltar para a administração. Estamos voltando porque, ajudando um ao outro, vamos seguir buscando aquilo que a gente sempre teve como objetivo na nossa trajetória política, o bem da comunidade. Chegou a hora de novos investimentos concretos que gerem resultado e desenvolvimento. Seguimos firmes e confiantes. Taquaruçu do Sul merece o melhor! Nosso compromisso não é promessa, nosso compromisso é ação! Já fizemos isso no passado, e a pedido da comunidade, aqui estamos novamente para retomar o trabalho que todos conhecem!

Fonte: Jornal O Alto Uruguai