Publicidade
Política
Câmara dos Deputados retoma votação da reforma eleitoral
Na última votação foi aprovado o texto-base em primeiro turno, por 339 votos favoráveis e 123 contrários
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quinta, 12 de agosto de 2021 às 14:01h
Atualizado em: quinta, 12 de agosto de 2021 às 14:06h

Deputados retomaram na manhã desta quinta-feira, 12, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da reforma eleitoral. Na última quarta-feira, 11, foi aprovado o texto-base em primeiro turno, por 339 votos favoráveis e 123 contrários. Deputados derrubaram a adoção do "distritão" e mantiveram o retorno das coligações.

Publicidade

O texto aprovado altera a data de posse do presidente, governadores e prefeitos, que seria deslocada de 1º de janeiro para o dia 5 de janeiro. Também foi definida a contagem em dobro dos votos dados a candidatas mulheres e a candidatos negros e pardos para a Câmara dos Deputados, para fins de distribuição entre os partidos de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

Nesta quinta-feira também será votado o modelo de voto preferencial, em que o eleitor pode escolher até cinco candidatos a presidente, governador ou prefeito, em ordem decrescente de preferência, a partir de 2024. Essa proposta acaba com a possibilidade de segundo turno nas eleições para os cargos majoritários. Pelo texto, será considerado eleito presidente o candidato que obtiver a maioria absoluta das primeiras escolhas do eleitor, não computados os votos em branco ou nulos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU