Publicidade
Cultura
Conselho de Cultura de FW propõe debate sobre as principais demandas do setor no município
Integrantes do grupo construíram um ofício com três eixos de discussão, visando algumas demandas de políticas públicas culturais
Por: João Marcelino
Publicado em: terça, 10 de agosto de 2021 às 11:05h

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) realizou, na última sexta-feira, 6, uma reunião, de forma remota, para debater as principais demandas do setor cultural do município de Frederico Westphalen. Durante o debate, os conselheiros construíram um ofício com três eixos de discussão, visando algumas demandas de políticas públicas culturais realizadas nos últimos anos e a manutenção dos marcos legais alcançados até o momento.

A expectativa do grupo é que a Conferência do Fórum Municipal de Cultura aconteça no mês de outubro. Ainda não há uma data definida, mas de acordo com a presidente do CMC, Eloísa Sampaio, há inclinação para que a programação dos eventos de políticas públicas culturais aconteça próximo da data da feira do livro.

No ofício, o Conselho propõe para a Conferência e o Fórum Municipal de Cultura, três eixos temáticos. A proposta busca reunir e qualificar agentes e gestores culturais que ajudem na implementação cultural. O eixo de economia criativa pretende promover pesquisas e mapeamento de indicadores culturais, valores e movimentos da cultura, e quais são o perfil dos agentes culturais no município. O eixo de qualificação visa a busca de recursos, especializações e cursos, para qualificar os esses gestores para a continuidade e maior programação cultural. Assim, o eixo de intersetorialidade da cultura pensa estratégias de diálogos com outros setores públicos e educacionais para estabelecer e avaliar a cultura também como um setor social. O ofício foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Para Eloísa, as considerações do Conselho para a realização do Fórum e da Conferência de cultura municipal são importantes para a preservação cultural.  “Os eventos específicos e ações culturais são uma consequência das execuções dessas políticas públicas. Antes de se pensar em eventos é preciso pensar em como agregar a cultura para além das datas comemorativas. Manifestá-la em outros momentos, e aperfeiçoar as ações já realizadas. A ideia é contemplar um programa maior em uma rede de programações culturais”, finaliza.
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU