Uma verdadeira “gangorra” nas temperaturas. É assim que os meteorologistas estão avaliando de como será essa quarta semana do mês de agosto. Será uma combinação de calor, chuva e queda brusca de temperatura, onde o veranico, que tem predominado nos últimos dias, dará lugar à chuva e a uma nova frente fria ao Estado.
Essa previsão também deve se confirmar para os municípios da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai, que terão dias bem quentes, pelo menos, até a quinta-feira, 22, com temperaturas máximas chegando aos 27°C ou ultrapassando. No entanto, a chuva chega a partir da tarde, e já deve mudar o cenário, na sexta-feira, 23, que terá mais chuva, com as mínimas na casa dos 9ºC e as máximas não passando dos 15ºC.
A formação de um ciclone extratropical, o que vem sendo projetado pelos sites de meteorologia, e o avanço de frentes frias provocarão uma mudança ainda mais brusca no tempo no fim de semana. Para o sábado, 24, o dia deve amanhecer bem gelado, com 6ºC, e as máximas não passam dos 15ºC, o que também deve ser confirmar para o domingo, 25, com mínimas de 3ºC e máximas de 11ºC.
E se o frio vai persistir por dias ainda? A resposta é sim! Na semana de 26 a até pelo menos o dia 29, as mínimas serão ainda bem baixas, trazendo manhãs bem geladas para os gaúchos, principalmente da metade norte. O impacto do ar frio será parecido com o do último evento, mas com mínimas pouco mais altas que na incursão de ar polar dos dias 9 a 11.