Publicidade
Empreendedorismo
Especialista do Sebrae dá dicas para empresários de FW
Em bate-papo online, Fabiano Zortea conversou com AEFW sobre estratégias e alternativas para vender mais e fortalecer o relacionamento com o cliente
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: segunda, 09 de agosto de 2021 às 14:45h
Atualizado em: segunda, 09 de agosto de 2021 às 14:50h

Se apaixonar por resolver as necessidades dos clientes e gerar bem estar coletivo é uma das dicas de posicionamento dadas pelo especialista de varejo do Sebrae, Fabiano Zortea, na live promovida pela Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen na tarde de quinta-feira, 5. Em um bate-papo descontraído com a diretora de comércio da AEFW, Gabriella Meyer, o encontro trouxe muitas dicas e alternativas para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento do comércio varejista com os seus clientes.

Óticas, lojas de bicicletas e materiais de construção foram alguns dos exemplos trazidos por Zortea para mostrar de que forma os negócios podem se destacar quando se focam na experiência, observando as reais necessidades dos clientes e oferecendo soluções criativas e simples. Com relação à concorrência entre pequenas empresas locais e grandes redes varejistas, Fabiano e Gabriella comentaram sobre a importância de pensar o que “os grandes” não conseguem oferecer em termos de serviço e experiência. “O que tem de valor agregado, serviços e soluções a mais que determinada rede não consegue fazer? É possível eu viabilizar um serviço de ajuste de roupa diretamente na minha loja, por exemplo, solução que a dinâmica da rede não permite”, destaca o especialista.

Alternativas e estratégias para o futuro
Zortea falou, ainda, sobre quais são as melhores alternativas e estratégias para o futuro dos negócios, em que, mesmo com a grande presença nas plataformas digitais e suas facilidades tecnológicas para a negociação, as empresas devem focar na experiência e no relacionamento, num movimento de disponibilidade para antecipar as necessidades e resolver os problemas dos clientes. Assim, o especialista destaca que a venda acaba tornando-se uma consequência natural e positiva.

O bate-papo destacou, ainda, sobre a importância do envolvimento de toda a equipe na hora de pensar as melhores estratégias de relacionamento com o cliente e o fortalecimento das empresas através da mudança de pensamento para a união de forças, em que uma das alternativas é a colaboração entre negócios do mesmo segmento e uma troca genuína entre as pessoas. Um dos exemplos citados é o compartilhamento de estoques obsoletos entre lojas, agregando produtos e serviços sem precisar diminuir drasticamente os preços por conta da concorrência.

Por fim, Zortea comentou sobre as liquidações e os riscos que elas podem trazer ao negócio ao resolver uma situação, mas podendo criar um outro problema na sequência, se não organizada de forma inteligente. Neste sentido, o especialista defende um movimento de maior evidência para as compras em determinado momento do ano, mas que não envolva a redução tão grande de preço.

Onde assistir o conteúdo?
O bate-papo está disponível na íntegra no perfil da AEFW no Instagram (@ae.fred), na página da Associação no Facebook e, também, pode ser solicitado à equipe da entidade.

Convite para o comércio
A AEFW está organizando encontros com as empresas associadas do setor do Comércio no mês de agosto. O objetivo da reunião é ouvir os empresários locais com relação às principais demandas e ideias, tratar sobre as campanhas, projeto de lei sobre a flexibilização dos horários especiais do comércio, preparação para o Natal, Núcleos Setoriais e demais assuntos.
Para obedecer aos protocolos sanitários, a entidade está organizando duas datas para a realização da mesma reunião: dia 17, terça-feira, às 18h30min, e dia 19, quinta-feira, às 7h30min. Para participar, basta confirmar presença na secretaria da AEFW pelo telefone (55) 3744-4244 ou WhatsApp (55) 9 9664-7400.

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai/AEFW
Vitrine do AU