Foi por influência da família que Karoline Paola Teixeira Cocco iniciou a sua participação no meio tradicionalista, mas foi pela sua paixão e descobertas de uma cultura rica em detalhes, que há mais de 20 anos ela cultua a tradição com orgulho, sendo dona de 15 faixas de prenda, as quais guarda com orgulho.
– Iniciei no Movimento Tradicionalista Gaúcho por influência dos meus pais, Adalberto Luiz (in memoriam) e Cleides Regina, que auxiliaram na fundação de minha entidade-mãe, o CTG Sentinela da Coxilha, de Caiçara. Com alguns poucos meses de vida (meus pais contam), eu já participava de eventos tradicionalistas, pois minhas irmãs Katiê e Kassia, na época, eram prendas de faixa e participavam ativamente destes, e como consequência, eu ia também. Era a ‘mascote’ do pessoal. Com cinco anos, ingressei na invernada artística, participando por mais de 10 anos dos elencos artísticos. Já no ano de 2005, participei da primeira Ciranda de Prendas, fase interna, na qual consagrei-me 1ª Prenda Dente de Leite. Desde então, raros foram os anos em que não estive em uma gestão de prendas. Possuo no total 15 faixas, nas categorias mirim, juvenil e adulta, sendo destas cinco regionais da 28ª RT. Também tive a lindíssima oportunidade de participar da Ciranda Cultural de Prendas, nível estadual, por três vezes, em Santa Maria (2014), em Campo Bom (2018) e Porto Alegre (2024). Pretendo seguir evoluindo pessoalmente, o CTG é uma grande escola cívico-cultural, formadora de cidadãos de bem, com valores e princípios. Muito do que sou hoje, devo a minha formação dentro da entidade tradicionalista – conta.
Título de prenda do RS
Hoje, aos 25 anos, formada em Direito e Tecnóloga em Gastronomia, Karoline trabalha meio turno em um escritório de Contabilidade em FW, e tem um pequeno ateliê em casa, onde produz tortas, trufas, doces tradicionais e gourmets, e muitas outras doçuras. Mas, entre os seus sonhos, também está o de ainda ter o título de prenda do RS.
– Alcançar esse título é um sonho, e inicio agora essa busca. Farei o concurso interno já em agosto, posteriormente em junho do ano que vem, o concurso regional e, caso consiga o cargo de 1ª Prenda da 28ª RT, terei a oportunidade de representar em maio de 2026, todos os nossos 14 municípios em outra Ciranda Estadual, a minha última oportunidade, já que estarei no limite da idade da categoria. Será uma preparação intensa e torço para que meu paizinho e Deus estejam comigo nesta longa caminhada. O que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite nele! Todos nós somos capazes de realizar sonhos! Capazes de ser prenda, peão, de ocupar um cargo na patronagem, de liderar a juventude, de representar as minorias. Com dedicação e determinação, nossos sonhos podem sim tornar-se realidade e eu sempre estou em busca da realização dos meus. Construam os seus legados – destaca.
Ancestralidade e legado
Ao falar de seu pai e do incentivo que ele sempre deu a ela e às irmãs, Karoline fez uma homenagem ao seu Adalberto durante a sua participação no último mês, na Ciranda Estadual de Prendas. “Meu pai faleceu em 2022, em um acidente de trabalho. Por um bom tempo, pensei em não participar mais da minha entidade tradicionalista e de coisas que envolvessem nossa cultura, afinal, ele sempre foi o meu maior incentivador. Não estar em sua companhia, acabava me entristecendo. Mas, com o passar do tempo, a dor foi amenizando, e nós tínhamos um grande sonho, conquistar um título estadual. Então, retornei e decidi que buscaria esse sonho por ele e por toda a minha família. Durante a apresentação artística na Ciranda, buscamos deixar uma mensagem a todos os presentes, e eu decidi falar sobre ancestralidade e legado, sobre tudo que herdei de meu pai, desde o berço. Entre tudo, destaquei que deixar um legado é deixar algo de valor para o mundo, inspirar as pessoas com os nossos atos, despertando nelas o sentimento de pertencimento e zelo”, relembra.
E com esse intuito, de legado, Karoline também deixa uma mensagem. “Nós somos o que estamos deixando no coração dos outros, que possamos ser inspiração, amor e empatia! Preservem a nossa tradição e mantenham viva a fé por dias melhores”, finaliza a eterna 1ª Prenda da 28ª RT 2023/2024.