Publicidade
Infraestrutura
Conheça os detalhes da iniciativa que pretende construir ciclovia entre FW e Caiçara
Obra teria extensão de 13 quilômetros e conectaria áreas urbanas das localidades, fornecendo segurança para ciclistas e moradores que pedalam às margens da ERS-150
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: sábado, 07 de agosto de 2021 às 07:00h
Atualizado em: sábado, 07 de agosto de 2021 às 08:07h

Quem trafega pela ERS-150, entre Frederico Westphalen e Caiçara, dificilmente não irá se deparar com um ou mais ciclistas pedalando às margens da rodovia. Além de ser um trecho bastante usado por moradores da região, os 13 quilômetros entre os municípios também são uma das rotas preferidas de quem busca fazer os chamados pedais, passeios ciclísticos de grande extensão.

De olho no crescente movimento no local – que não conta com acostamento na maioria do trecho –, uma união entre as administrações de FW e Caiçara pode fazer com que moradores e esportistas passem a sonhar com melhores condições de segurança e trafegabilidade para quem pedala às margens da rodovia. Nessa semana, representantes dos dois municípios selaram um acordo para elaborar a construção de uma ciclovia conectando as duas cidades, em um ambicioso projeto que promete mobilizar lideranças locais.

Segurança como prioridade
A ideia de construir a ciclovia surgiu há algumas semanas, após um estudo que constatou o grande fluxo de ciclistas na rodovia. Ainda que seja um local bastante frequentado por entusiastas do cicloturismo, a ERS-150 é considerada pelos gestores de Caiçara e FW um trecho perigoso para quem por lá trafega com bicicletas, o que motivou a união entre as lideranças para a construção da obra.

A formalização da união foi efetuada na terça-feira, 3, em uma reunião realizada entre o prefeito de FW, José Alberto Panosso, e o então prefeito em exercício de Caiçara, Dirceu Stefanello. Também participaram do encontro o secretário de Obras e Urbanismo de Caiçara, Éder Ciste Theisen, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de FW, Alessandro Molossi.

A construção também ganhou força pelo fato de o trecho ser a rota usual para a maioria dos ciclistas de FW que buscam fazer passeios pelo interior, já que pedalar pela BR-386 normalmente é evitado. Para que o projeto seja executado, Stefanello – que agora retornou ao cargo de vice-prefeito – argumenta que o trabalho conjunto será fundamental.

– A preocupação é com o grande fluxo de pessoas que utilizam a ERS-150 no trajeto entre FW e Caiçara, para caminhadas e bike. A gente sabe que a logística para ciclistas de FW pela rodovia é a mais adequada para a prática dessas atividades, mas nos preocupa a segurança dessas pessoas. Então é uma obra viável, mas de uma magnitude que exige sim um investimento conjunto. Queremos demonstrar nossa satisfação com o prefeito Panosso nessa parceira em que precisamos da união das lideranças políticas dos dois municípios, dos partidos, para atrair os recursos que viabilizem uma obra dessa envergadura – comenta.

Detalhes da obra
O primeiro passo para que a construção ocorra já foi dado. Recentemente, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) sinalizou positivamente para a execução da obra. Com a reposta positiva sobre a viabilidade, agora cabe aos municípios desenvolverem o projeto da ciclovia.

A ideia é que a estrutura tenha aproximadamente 26 quilômetros, contando ida e volta. A faixa especial deve iniciar nas proximidades do entroncamento entre a ERS-150 e a BR-386, no trevo do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, e se estender até a gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Caiçara. Por razões de segurança, a ciclovia deve ser construída mantendo uma distância de 1,5 metro da rodovia, mas em alguns pontos a distância pode ser maior. Detalhes como o traçado da obra e o lado da estrada no qual ela será instalada serão definidos nas próximas semanas. 

O tema é tratado como prioridade pelos gestores e, já na próxima semana, os departamentos de engenharia das duas prefeituras devem começar a realizar os primeiros estudos técnicos para a construção do projeto.

Possibilidade de extensão
A ciclovia intermunicipal pode, futuramente, se tornar uma espécie de rota turística. O desejo foi expresso por Stefanello, que afirmou ser possível pensar em ampliar o projeto para que a ciclovia chegue até Vicente Dutra. “Será muito importante, um marco na região, ligando dois municípios inicialmente e, quem sabe, no futuro, também a um ponto turístico muito importante, que é o município de Vicente Dutra. Temos ciência da grandiosidade dessa obra e, por isso, a cooperação de todos é muito importante e necessária”, finaliza.

Conteúdo restrito a assinantes
Vitrine do AU