Publicidade
Enchentes
Segunda morte por leptospirose é confirmada no RS
Vítima morava em Venâncio Aires e tinha 33 anos
Por: Julia Cechin
Publicado em: quarta, 22 de maio de 2024 às 14:21h
Atualizado em: quarta, 22 de maio de 2024 às 14:29h

Foi confirmada a segunda morte por leptospirose no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 22, pela Prefeitura de Venâncio Aires. A vítima foi um homem, de 33 anos, morador da região central da cidade. De acordo com o comunicado do município, familiares do disseram que ele teve contato com águas das enchentes, mas seguiu os critérios necessários, como o uso de botas.
Venâncio Aires confirmou, também, pelo menos outros dois casos de leptospirose. “O Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi) da capital do chimarrão aguarda o resultado de 23 investigações laboratoriais apenas neste mês”, destacou a prefeitura.
O primeiro óbito pela doença foi confirmado no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, e ocorreu na última sexta-feira, 17. A primeira vítima foi um homem, de 67 anos.

Publicidade

Alerta
A Vigilância Sanitária de Venâncio Aires solicita que a população procure um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas de leptospirose, entre eles febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, em especial na panturrilha, e calafrios.
Os sintomas aparecem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Agência Brasil
Vitrine do AU