Na presença de integrantes, imprensa e demais convidados, o Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen, empossou oficialmente a sua nova diretoria, em evento realizado na noite desta quinta-feira, 9, no salão nobre da AEFW. Essa gestão, que assumiu ainda em abril, é composta por 16 membros, entre eles o presidente, Vanderlei Sabino, e o vice-presidente, Igor Senger. A entidade é privada, sem fins lucrativos, e tem o objetivo de preservar e difundir a história da cultura alemã.
O presidente empossado, Vanderlei Sabino, destaca que todos os membros da nova diretoria do Centro Cultural estão alinhados em busca de um mesmo propósito e, além disso, assumem essa responsabilidade com muito orgulho. “Herdamos um belo trabalho da última diretoria, então temos um compromisso muito grande de ajudar e tocar o que já havia sido construído”, frisa o presidente.
Entre os projetos da atual direção estão a finalização da construção do Centro Cultural 25 de Julho, a instalação de um mobiliário no espaço e também o estabelecimento da entidade como “uma vitrine do turismo regional”. Além disso, o presidente se pronunciou sobre as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, ressaltando que todo o grupo se solidariza com a dor gaúcha neste momento. As atividades previstas para a cerimônia foram repensadas em função da tragédia.
– Infelizmente, estamos assumindo essa diretoria no momento em que o Estado foi assolado pelos últimos acontecimentos, é um momento de estarmos solidarizados com todos e não temos um clima para fazer festa – destaca Sabino.
O coquetel, anteriormente previsto para acontecer ao fim da solenidade, foi cancelado e todo o valor que foi mobilizado para a compra dos aperitivos será destinado a uma entidade que está recolhendo e distribuindo donativos para os atingidos pelas enchentes. O Centro Cultural também é um ponto de coleta de doações na cidade.
Diretoria empossada
Presidente: Vanderlei Sabino
Vice-presidente: Igor Senger
Primeiro-tesoureiro: Alessandro Dal Piva
Segundo-tesoureiro: Renato Secretti
Primeira-secretária: Lea Müller
Segunda-secretária: Paula Goliszevski Ghisolfi
Diretor artístico e cultural: Lara Weimer
Diretor jurídico: Daniel da Luz
Diretor de patrimônio: Juliana Busanello
Diretor social: Leonardo Hoelscher
Conselho Fiscal
Titulares: Moacir da Luz, Laudir Schitler e Alex Bakof.
Suplentes: Lucia Jungh, Nelci A. Bakof e Egon I. Senger.