Publicidade
Região
Cultivo da banana é destaque em Caiçara
Cultura foi tema de encontro técnico realizado no dia 29 de julho, na propriedade da família Diedrich
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 02 de agosto de 2021 às 15:17h
Atualizado em: segunda, 02 de agosto de 2021 às 15:24h

Buscando o fomento e a qualificação da fruticultura no município de Caiçara, especialmente do cultivo da banana, um encontro técnico foi realizado na quinta-feira, 29 de julho, na propriedade da família Diedrich. A atividade, promovida pela Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) –, administração municipal e Sicredi, reuniu produtores e lideranças para promover o conhecimento e instigar a cultura.
O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, em agenda pela região, acompanhou o encontro em Caiçara. Sandri destacou seu encantamento pelo cultivo de banana desenvolvido na encosta do rio Uruguai, uma produção que gera renda para muitas famílias e traz desenvolvimento para o município.
O produtor Paulo Diedrich é o idealizador dessa ideia. Primeiramente, a produção de bananas começou pequena, produzindo na propriedade. Com o passar dos anos, ele buscou novos parceiros para ampliar o seu negócio e iniciou um projeto de cultivo coletivo de bananas. Hoje, são dez famílias trabalhando na produção de bananas e comercializando especialmente para mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além do avanço no número de famílias envolvidas com a produção de bananas, a atividade vem evoluindo na questão tecnológica também. Durante o encontro técnico, foi inaugurado o sistema de irrigação recentemente instalado na propriedade.
Prestigiaram a atividade técnica o prefeito de Caiçara, Daniel Coelho dos Santos, os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de FW, Luciano Schwerz e Cleomar de Bona, a equipe de extensionistas rurais de Caiçara e demais lideranças municipais e produtores rurais.
 

Publicidade
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Fotos
Vitrine do AU