Publicidade
Planejamento
Parada Pedagógica movimenta escolas da 20ª CRE
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 29 de abril de 2024 às 15:09h
Atualizado em: segunda, 29 de abril de 2024 às 15:19h

Professores e equipes diretivas das escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE), realizaram na quinta-feira, 25 de abril, a Parada Pedagógica 2024. Um momento para refletir, planejar e aprimorar práticas pedagógicas, focadas nas necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Os profissionais puderam pensar em melhorias no desenvolvimento escolar e nos estudos de aprendizagem contínua. A ação também proporcionou um espaço para a troca de ideias, compartilhamento de práticas e experiências entre os docentes. 
A Parada Pedagógica é estruturada pela Secretaria Estadual de Educação, como uma pausa no calendário escolar de 2024, para que os educadores possam avaliar e planejar as atividades de ensino, com base nas habilidades consolidadas pelos estudantes, durante o primeiro trimestre. Os momentos, propiciaram o desenvolvimento de estratégias de intervenção para auxiliar os estudantes, explorando novas metodologias, com planejamento coletivo e foco na aprendizagem.
Para Denise Martins, diretora da Escola Estadual Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões, o momento foi valioso e todos focaram efetivamente no mais importante: a aprendizagem dos estudantes. “A Parada Pedagógica foi um momento muito significativo, os professores puderam socializar ideias, planejar os EACs e discutir sobre o aprendizado dos alunos. Além disso, foi debatido acerca dos tantos desafios atuais na educação, como a burocracia que gera uma sobrecarga de trabalho”, completou. 
Ao se concentrarem em estratégias de intervenção, os professores podem identificar quais são os desafios enfrentados pelos estudantes durante a jornada educacional e, a partir disso, desenvolver abordagens específicas para superá-los.
O planejamento para os jovens durante a ação não se limita apenas à resolução de problemas imediatos. É também o momento em que os professores têm a oportunidade de traçar metas de longo prazo e desenvolver estratégias de ensino que promovam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
As próximas Paradas Pedagógicas de 2024 serão realizadas nos dias 20 de agosto e 27 de novembro.
 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU