Publicidade
Clima
Segue previsão de muita chuva para a região até o fim de semana
Para o Noroeste e Norte do RS, perto de Santa Catarina, temperatura deve ser quente e abafada
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 29 de abril de 2024 às 13:35h
Atualizado em: segunda, 29 de abril de 2024 às 13:38h

Apesar dos danos causados pelas chuvas na região metropolitana de Porto Alegre, e dos Vales do Caí, Taquari e Sinos, no último sábado, 27, os municípios de abrangência do jornal O Alto Uruguai não registraram maiores transtornos. Conforme a MetSul, a situação em parte do Estado foi causada em virtude de uma frente fria que ingressou no RS e se encontrou com uma enorme e excepcional massa de ar quente que cobria o Centro-Sul do Brasil. 

Publicidade

Na região de abrangência da Defesa Civil Regional de Frederico Westphalen, conforme o órgão, não há relatos de estragos. Pontualmente, as prefeituras registraram problemas em relação ao tráfego em estradas no interior. Em Erval Seco, por exemplo, o Lajeado Lambedor transbordou no domingo, 28, alagando as ruas centrais. Mas a situação já voltou à normalidade. Na ERS-323, entre Pinhal e Jaboticaba, houve deslizamento de terra na altura da linha Santo Antônio, o que também foi solucionado.

Previsão

Nesta semana, o contato do ar quente em altitude com a umidade presente no RS vai gerar sucessivas áreas de instabilidade até quinta-feira, 2 de maio, gerando nuvens carregadas com chuva forte e temporais isolados de vento e granizo. Entre quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, o ar mais frio que atuará na maior parte da semana na Argentina vai avançar com uma frente fria que trará mais chuva e temporais.

Nesta terça-feira, 30, a instabilidade prossegue. Chove na maioria das regiões no decorrer do dia, com mais intensidade em pontos do Oeste, do Centro, Sul e o Leste do Estado. Para o Noroeste e Norte do RS, em diferentes locais, não deve chover. A temperatura não sobe muito na maior parte das cidades, mas no Noroeste faz calor. 

Já a quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, será marcada pelo tempo instável. Uma frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul. Outra vez chove durante o dia na maior parte do Rio Grande do Sul. Pode chover muito em cidades das Missões e do Noroeste, com acumulados acima de 100 mm em diferentes pontos. A temperatura pouco se eleva na maioria das cidades, mas em locais do Noroeste e do Norte, perto de Santa Catarina, vai estar quente e abafado. 

Na quinta-feira, 2 de maio, a frente fria traz chuva para a Metade Norte do Rio Grande do Sul e que pode ser localmente forte e com risco de temporais isolados, especialmente, na primeira metade do dia. Ar mais ameno ingressa no estado e a temperatura declina com marcas máximas que não superam 20ºC a 23ºC na maioria das cidades.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da MetSul
Vitrine do AU