Publicidade
Epidemia
Vacina contra a dengue será enviada ao RS
Entretanto, ainda não há uma data definida para a chegada do imunizante no Estado
Por: Julia Cechin
Publicado em: sexta, 26 de abril de 2024 às 11:14h
Atualizado em: sexta, 26 de abril de 2024 às 11:18h

Na última quinta-feira, 25, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou a previsão do envio de doses da vacina contra a dengue para o RS. Entretanto, ainda não há uma data definida para a chega do imunizante no Estado. Na próxima segunda-feira, 29, técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) se reunirão com uma equipe do Programa Nacional de Imunizações, do ministério, para a definição desta e de outras informações sobre a chegada da Qdenga no RS.
Porém, conforme nota publicada pelo Ministério da Saúde, as cidades do Estado com maior número de casos confirmados não estão na lista de municípios que receberão doses da vacina contra a dengue. É o caso de Tenente Portela, com 3.758 confirmações e de Três Passos, com 3.555.
A SES esclareceu, em nota, que a escolha foi por três critérios principais: ranqueamento das regiões de saúde e de municípios, o quantitativo necessário de doses e o cálculo total de única remessa. 
Também na última quinta, a SES confirmou 107 óbitos por dengue ocorridos no RS em 2024. Entre as vítimas estão duas mulheres de Frederico Westphalen, ambas falecidas em 5 de abril. Uma das vítimas, de 31 anos, não tinha comorbidades; a outra, de 49 anos, tinha.
Sobre o anuncio da SES, Ana Claudia Lanzoni Lanza, do Setor de Imunização da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), conta que a coordenadoria ainda não foi informada formalmente sobre a chegada de doses da vacina contra a dengue para o Estado, mas, através das últimas divulgações da mídia, já sabe que a sua região não será comtemplada no momento. Além disso, Ana aponta que a vacina contribuirá para a redução dos casos da doença, mas ainda é destinada para uma faixa etária baixa perto do número de exposições que o RS apresenta, porém, nas palavras dela “é um começo”.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Secretaria Estadual de Saúde do RS
Vitrine do AU