Publicidade
Infraestrutura
Amzop segue mobilizada pela Ferrovia Norte-Sul
Lideranças temem que o Rio Grande do Sul possa, nesse primeiro momento, ficar fora do traçado já definido
Por: Lavínia Machado
Publicado em: sexta, 30 de julho de 2021 às 12:05h
Atualizado em: sexta, 30 de julho de 2021 às 12:08h

Nos últimos dias, foi realizada uma audiência na sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), em Seberi, para tratar sobre a continuidade do projeto da Ferrovia Norte-Sul. A busca por melhores condições de infraestrutura para os seus municípios tem sido uma das grandes prioridades da Amzop durante a atual gestão. 
O encontro na sede da associação contou com a presença do ex-prefeito de Seberi e atual assessor do Senador Luiz Carlos Heinze, Renato Gemelli Bonadiman, e do prefeito de Iraí, Antônio Vilson Bernardi, além do secretário-executivo da Amzop, Edinaldo Rupolo Rossetto, e Silvestre Becker, de Palmeira das Missões.
Lideranças regionais estão em busca de uma audiência com o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes, com o objetivo de convencer o governo federal de que a região não pode ficar sem esta importante ligação diante de todo o seu potencial produtivo e econômico. 
Segundo informações preliminares recebidas pela Amzop, o governo pretende dar prioridade à reativação de linhas férreas antigas ao invés da construção de novos trechos, desta forma a região ficaria desassistida deste importante serviço. “Lutaremos com todas as forças para que o trajeto original projetado para a rodovia seja mantido, saindo de Rio Grande passando por Cruz Alta, cortando a região da produção até Vicente Dutra, passando o rio Uruguai e entrando no Oeste catarinense, por entendermos que este meio de transporte é extremamente importante pra escoar a nossa produção mantendo a competitividade, reduzindo os custos com o transporte”, resume o presidente da Amzop, prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações Amzop
Vitrine do AU