Publicidade
Covid-19
“Benefícios das vacinas superam os riscos”, diz Anvisa sobre casos raros de Guillain-Barré
De acordo com a agência, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio
Por: Redação
Publicado em: quinta, 29 de julho de 2021 às 13:23h

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, 28, a Anvisa informa que, até o momento, recebeu 27 notificações de casos suspeitos de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a imunização com a vacina da AstraZeneca, além de três casos com a vacina da Janssen e outros quatro com a CoronaVac, totalizando 34 registros.
Os episódios pós-vacinação (eventos adversos) também são raros, mas já conhecidos e relacionados a outras vacinas, como a da influenza (gripe). De acordo com a agência, a maioria das pessoas se recupera totalmente do distúrbio. “O principal risco provocado pela síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Nesse último caso, a SGB pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas adequadas”, alertou a agência.
– “É importante destacar que a Anvisa mantém a recomendação pela continuidade da vacinação com todas as vacinas contra Covid-19 aprovadas pela Agência, dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até o momento, os benefícios das vacinas superam os riscos –ressalta.
A Anvisa também destaca que pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, que incluem dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços), podendo haver dificuldade em mover os olhos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar. “Também devem ficar atentas a problemas de coordenação e instabilidade, dificuldade em caminhar, sensações de formigamento nas mãos e pés, fraqueza nos membros, tórax ou rosto, além de problemas com o controle da bexiga e função intestinal”, acrescentou a agência.

Publicidade
Fonte: Agência Brasil
Vitrine do AU