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Ensino
Nova metodologia é implantada na educação especial de Rodeio Bonito
Mesas circulares permitem a interação, colaboração e igualdade na participação em sala de aula
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 26 de março de 2024 às 11:47h
Atualizado em: terça, 26 de março de 2024 às 11:51h

A Apae de Rodeio Bonito é constituída como escola de Educação Especial desde novembro de 2012 e, ao longo dos anos, tem buscado projetos e práticas que oportunizem aos seus estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de suas especificidades e necessidades individuais. 

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Neste ano, a equipe da educação, orientada pela gestora e assessora do Programa a União faz a Vida, Marivete Maria Fussiger, está vivenciando a metodologia ativa em sua prática, com uma inovação nas salas de aula por meio das mesas circulares. Conforme o Relatório da Comissão Internacional sobre Futuros da Educação da Unesco, o mobiliário segue uma pedagogia organizada com base nos princípios de cooperação, colaboração e solidariedade, promovendo as capacidades intelectuais dos estudantes. Além disso, as escolas devem ser espaços educacionais protegidos, uma vez que apoiam a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo.

Benefícios

A coordenadora pedagógica Alexandra Poletti evidencia que essa prática é incentivada devido aos seus benefícios potenciais na promoção da interação, colaboração, igualdade de participação, facilitação da aprendizagem ativa, ambiente inclusivo, flexibilidade de organização, comunicação entre educador-aluno e desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os estudantes.

Em depoimentos dos educadores, são relatadas várias vantagens para promover uma aprendizagem mais personalizada e colaborativa. A educadora Keiti Suelen de Azevedo Florencio, por exemplo, registra que as mesas circulares são uma estratégia para criar um espaço educativo onde o estudante tem a oportunidade de vivenciar, pensar, dialogar e se expressar criticamente, se tornando protagonista, agente do processo de aprendizagem. 

– Os estudantes mostram-se muito mais engajados nas atividades, pois o próprio nome já nos dá uma ideia do que é uma mesa redonda: um espaço onde os alunos têm liberdade para se expressar, comunicar seus desejos e anseios, além de ser um espaço para debater ideias –, ressalta a educadora.

Já as educadoras Jaqueline Salete Bernardi e Rozane Paula Costa relatam que a organização do espaço é uma forma de socialização, interação, compartilhamento, troca de saberes e ajuda entre os alunos, pois os estudantes se adaptaram bem, conseguem conversar com o colega olhando nos olhos, o que facilita o trabalho em grupo. "Tivemos o privilégio de iniciar o ano letivo com esta proposta educacional. Enquanto educadora, sinto-me feliz por poder trabalhar em uma escola onde, através das mesas circulares, o professor possui uma visão ampla, mantendo o diálogo com todos ao mesmo tempo, tendo a certeza de que, dessa forma, acontece uma aprendizagem de sucesso”, comenta a professora Genaina da Silva Casani.

Os alunos

Além dos educadores, os estudantes também expressaram o quanto foi importante a aquisição das mesas, relatando que a novidade trouxe mais união e acolhimento, além de mais aprendizado. Com o mobiliário, nenhum colega fica isolado nos fundos da sala e, para ajudar um colega, não é preciso sair do lugar. Desta forma, não há um aluno atrás do outro, todos estão nas mesmas posições para contribuições e trocas de aprendizagem, sentindo-se pertencentes ao mesmo ambiente. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Stacke Assessoria
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