O prefeito de Chapecó (SC), João Rodrigues, participou da segunda edição do Diálogos para o Desenvolvimento Regional, apresentando as principais ações de sua gestão. Aproximadamente 800 pessoas, de 30 municípios da região marcaram presença no evento organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), em parceria com a Associação Empresarial ACI/CDL e a URI/FW.
Durante sua explanação, Rodrigues destacou o enfrentamento da crise da Covid-19, implementação de medidas para fomentar as empresas, desburocratização do processo de abertura de empresas e como o setor da construção civil foi impulsionado. Rodrigues também abordou a cedência de terrenos para instalação de empresas em distritos industriais, defendendo a criação de um ambiente de liberdade econômica para atrair investimentos. Além disso, o prefeito falou sobre ações para fomentar outras matrizes econômicas da cidade, como o turismo de negócios e a importância de incentivar os pequenos negócios. Também abordou como tem tratado a questão da educação de forma estratégica.
O evento foi transmitido pela plataforma do Codemau e pode ser assistido na íntegra no Facebook da entidade.
Trajetória política de João Rodrigues
João Rodrigues, gaúcho natural de São Valentim, atualmente prefeito de Chapecó, iniciou sua carreira de radialista estagiando na Rádio Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Depois foi radialista na Rádio Centro Oeste, em Pinhalzinho/SC, e apresentador de televisão no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em Chapecó/SC.
Elegeu-se vice-prefeito de Pinhalzinho, para o período de 1997 a 2000, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na eleição seguinte, elegeu-se prefeito no mesmo município, para mandato de 2001 a 2004, pelo Partido da Frente Liberal (PFL).
Em 2002, candidatou-se à vaga de Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo PFL, participou da 15ª Legislatura (2003-2007). No final do ano de 2004, renunciou ao mandato no Legislativo Estadual para assumir como prefeito de Chapecó, pelo PFL, para mandato de 2005 a 2008. Filiado ao Democratas (DEM), foi reeleito em 2008.
Em 2010, pelo DEM, elegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina, para a Legislatura (2011-2015). Nos primeiros meses de 2011, ingressou no recém-criado Partido Social Democrático (PSD). Licenciou-se do mandato por quatro períodos, entre 2011 e 2014, e assumiu três vezes o cargo de Secretário da Agricultura e uma vez o de Secretário da Agricultura e Pesca, nomeado pelo Governador catarinense Raimundo Colombo.
Nas eleições de 2014, pelo PSD, renovou mandato na Câmara dos Deputados, sendo o segundo mais votado do pleito, para a 55ª Legislatura (2015-2019). Neste período, foi Vice-líder da bancada do partido.
Nas eleições municipais de 2020, Rodrigues disputou o cargo de prefeito de Chapecó, pelo PSD, e foi eleito em primeiro turno.