Publicidade
Norberto Anacleto Ortigara
De FW a cidadão honorário do Paraná
Com formação também como técnico agrícola, e desde criança trabalhando na roça, ajudando os pais, Ortigara tem contribuído com ideias inovadoras para o desenvolvimento da área rural paranaense
Por: Suseli Cristo
Publicado em: terça, 27 de julho de 2021 às 16:21h
Atualizado em: terça, 27 de julho de 2021 às 16:27h

São muitas as pessoas da região que deixam seus municípios para realizar os sonhos em outras cidades. Norberto Anacleto Ortigara, oitavo dos 13 filhos de Bortolo Ortigara e Vitória Zanatta, pequenos agricultores do distrito de Osvaldo Cruz, foi uma delas. Ele deixou FW para ir em busca de novas oportunidades e construir sua carreira. Em janeiro de 1974, Ortigara chegava a Curitiba para fazer vestibular, e lá precisou organizar a vida entre o trabalho e os estudos, para alcançar os objetivos. “Queria fazer Agronomia, mas precisava trabalhar, então a decisão foi estudar à noite. Passei nas primeiras posições do vestibular de Economia, sem cursinho, na concorrida Universidade Federal do Paraná. Enquanto estudava, trabalhava de oito a 10 horas por dia, e qualquer tempo vago era destinado a aprender as coisas da vida de um escritório, tendo feito dezenas de pequenos cursos para aprimorar os conhecimentos”, relembra.

Publicidade

Longa carreira
Formado Economista no fim de 1977, Ortigara prestou concurso para trabalhar na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, onde ingressou em 15 de março de 1978. O primeiro local foi o escritório regional de Paranavaí, mas em 1979, foi promovido e transferido para a sede da secretaria, onde está até hoje, aos 66 anos. Desenvolveu longa carreira nas funções de pesquisador de campo, gerente de produto, coordenador, diretor de economia rural por dois mandatos, diretor-geral por dois mandatos e secretário de Estado de janeiro de 2011 a abril de 2018 e de janeiro de 2019 até agora, o mais longevo da história. “São mais de 43 anos dedicados às coisas relevantes da economia do Paraná. Acredito que a origem em uma pequena propriedade, a formação na área, a longa carreira técnica e a dedicação integral deram-me condições de ter uma visão ampla e capacidade de compreender as necessidades do desafio do desenvolvimento rural daqui”, ressalta Ortigara, que tem especializações em Economia Rural e Segurança Alimentar, além de dezenas de cursos de capacitação. Especializou-se, ainda, em Relações do Trabalho.

Ideias inovadoras
Com formação também como técnico agrícola, e desde criança trabalhando na roça, ajudando os pais, Ortigara tem contribuído com ideias inovadoras para o desenvolvimento da área rural paranaense. “Essa é minha origem, o meio rural. Para não perder o costume, tenho uma propriedade na Lapa (PR), onde são produzidos soja, milho e bois para corte, além, obviamente, de galinha caipira, ovo, leite, frutas, pinhão. Sem ser político, sempre contribuí com ideias para planos de governo. Participei de uma verdadeira revolução na política de abastecimento e segurança alimentar. Participei ativamente para a implementação de conceitos relevantes como o adequado manejo de solos, água, pragas e doenças. O plantio direto, hoje difundido no mundo inteiro, nasceu aqui. Estou sempre presente em todas as instâncias decisórias, mas também muito presente na vida das comunidades. Presido diversos conselhos. Estou sempre em busca de investidores na indústria de transformação”, frisa o secretário.
 
Reconhecimento
Além de receber o reconhecimento da família pela sua dedicação diária, no ano de 2014, Ortigara foi condecorado com o título de cidadão honorário do Paraná, por decisão unânime dos 54 deputados do Estado. “Fiquei muito grato por esse gesto e por saber que estou no caminho certo. Só tenho a agradecer àqueles que sempre estiveram ao meu lado, em especial minha esposa e filhos”, finaliza Ortigara, que há 43 anos é casado com Elenair, com quem tem três filhos – Fábio, geólogo, 42 anos; Juliana, economista e turismóloga, 39 anos; e Gustavo, engenheiro químico, 37 anos, além do neto Enzo, de dois anos e meio.


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU