Publicidade
Estado
Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição dos municípios no Mãe Gaúcha
Gestantes em vulnerabilidade social serão contempladas com kits de enxoval
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 21 de fevereiro de 2024 às 17:26h
Atualizado em: quarta, 21 de fevereiro de 2024 às 17:41h

Encerra nesta sexta-feira, 23, o prazo para os municípios gaúchos realizarem suas inscrições no recém lançado programa do governo do Estado, Mãe Gaúcha. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e prevê a distribuição de 24,7 mil kits de enxoval para gestantes em vulnerabilidade social, pobreza ou pobreza extrema. 

Publicidade

O programa gaúcho foi inspirado em ações existentes na Finlândia, existente desde a década de 1930, e em São Paulo, funcionando a partir de 2006. Inclusive, o governo gaúcho adotou a mesma ata de preços do programa Mãe Paulistana garantindo a qualidade dos produtos que serão entregues às gestantes. A ideia é atender 50 mil mães por ano no Rio Grande do Sul, trazendo conforto e bem-estar nos primeiros dias de vida da criança, sempre contando com o apoio dos municípios.

Frederico Westphalen 

Frederico Westphalen é uma das cidades que será ponto de entrega do material para os municípios contemplados, assim como Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Lajeado e Caxias do Sul. Serão contempladas gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Programa Bolsa Família ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa. Entre os requisitos, ainda há a necessidade de estar com o pré-natal em dia.

O kit de enxoval, destinado aos primeiros dias de vida do bebê, é composto por cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.

Mamães assistidas

A Prefeitura de Frederico Westphalen, desde 2018, mantém projeto semelhante ao lançado pelo Estado, denominado “Mamães Assistidas”. A ação promove atendimento especializado para gestantes de qualquer faixa etária, a partir da 14ª semana de gestação, que são contempladas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz), do Bolsa Família ou que estejam incluídas em grupos prioritários do município.

Por meio da iniciativa, são realizados encontros mensais com as gestantes. Elas participam de oficinas e aprendem a confeccionar o enxoval do bebê e recebem materiais que compõem o Kit Gestante, como banheira, bolsa, itens de higiene, entre outros. Além disso, são instruídas com informações das equipes técnicas da saúde, educação e assistência social e outros profissionais. Desde que foi instituído em Frederico Westphalen, o programa Mamães Assistidas já atendeu e beneficiou mais de 450 gestantes.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai