Publicidade
Patinação artística
Um clube que é pura magia!
Com 15 anos de história, grupo de Frederico Westphalen cumpre a missão de apresentar um esporte alternativo para toda a região
Por: Marcia Sarmento
Publicado em: sexta, 26 de janeiro de 2024 às 14:11h

Em 2023, o Clube Magia da Patinação, de Frederico Westphalen, completou 15 anos de história. Quantos atletas, quantas coreografias, vestimentas, produções de espetáculos foram destaque ao longo desse tempo? O certo é que a vontade de proporcionar no município um esporte alternativo às crianças evoluiu e tornou-se um grupo consolidado, que tem encantado milhares de pessoas desde 2008.
O maior propósito do Clube Magia da Patinação é proporcionar, difundir, incentivar e aperfeiçoar a prática da patinação artística e outras modalidades esportivas, participar de campeonatos e competições, realizar atividades sociais e culturais e divulgar informações sobre o esporte, promovendo a saúde, a vida saudável, a educação, o lazer e a cultura.
A patinação artística é considerada um esporte arte, pois alia elementos esportivos com a arte em suas diversas formas e, nesse sentido, contribui com o equilíbrio, o senso de orientação, a coordenação motora, ajuda a criança e o jovem a incorporar hábitos saudáveis, desenvolve a cognição, prepara a criança para lidar com fracassos e frustrações, estimula o convívio social, ensina a cumprir regras e dá noções de respeito e educação, o que promove a cidadania dentre outros benefícios.
Os espetáculos
Um dos momentos mais importantes para o clube é a apresentação do show anual que ocorre sempre no fim do ano. É quando os patinadores mostram o lado cultural e artístico do esporte para a comunidade. Todos os anos é desenvolvido um tema novo e diferente para que os atletas possam transmitir também conhecimento através da sua arte. 
É possível entender a relevância dos espetáculos quando se percebe os valores que estão sendo desenvolvidos “por trás das cortinas”, durante a preparação, sem contar o envolvimento das famílias e da sociedade em geral. O objetivo do clube vai muito além de ver as arquibancadas cheias. Nos shows são transmitidos sentimentos e emoções através de coreografias, figurinos, trilha sonora e toda uma estrutura especial desenvolvida o ano todo com muito empenho, carinho e dedicação.
Todos os atletas do clube, independentemente da idade e do nível, participam dos shows em Frederico Westphalen e nos municípios da região. Neste ano, o tema do show foi “Vida: o espetáculo de ser e sentir”. A técnica e a beleza da patinação artística foram aliadas a um tema que convidou o público a despertar sentimentos e sensações sobre o bem mais precioso: a vida. Os atletas do clube trouxeram a mais de 1.500 pessoas presentes no evento, no ginásio do Itapagé, questões sociais de uma forma leve e agradável de se ver. Foi um evento pensado para todas as idades com muita ludicidade, ciência, natureza, tecnologia, conscientização e vida.
Quem faz a magia acontecer
O Magia da Patinação possui turmas de recreação com patinadores de nível iniciante e básico de todas as idades, desde quatro anos até mais de 60 anos. Entre meninas e meninos, ao todo, são 114 atletas. Além das turmas de recreação, o clube possui uma equipe de competição que reúne cerca de 30 atletas que têm se destacado em campeonatos regionais, estaduais e brasileiro. São mais de 500 medalhas conquistadas! Neste ano, o clube participou da Copa Oeste, em Itapiranga (SC); da Copa Sul, em Santa Cruz do Sul; do Campeonato Gaúcho, em Gramado e da Copa Mercosul, em Campo Bom. Para 2024, se prepara para o Campeonato Brasileiro que será realizado em fevereiro, no município de Venâncio Aires e também para o campeonato gaúcho. Esse desempenho tem garantido ao grupo, respaldo e reconhecimento regional e nacional no mundo da patinação artística.
O professor, técnico e coreógrafo é Patrik Moretti, que tem 15 anos de experiência na patinação artística. Entre os títulos destacam-se os 12 como campeão catarinense, o bicampeonato brasileiro individual e em dupla e o vice-campeonato Sul-Americano em 2014. É técnico profissional desde 2015.
As aulas/treinos são realizadas no ginásio da Escola Auxiliadora, em FW. O clube tem turmas também em Taquaruçu do Sul e Palmitinho. Cada uma possui horários diferenciados, com encontros duas vezes na semana. 
Como participar
Todo o ano existe o período de matrículas. Quem tiver interesse pode procurar a diretoria do clube ou até mesmo comparecer até o ginásio do Auxiliadora para fazer uma aula experimental e conhecer o esporte. É um esporte acessível para todas as idades. Mais informações podem ser obtidas através do Instagram do clube: @magiapatinacao
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU