Publicidade
Festa do Momo
Uma tradição que mora no coração e bate no ritmo do samba!
Sem ter bailes de Carnaval de salão há mais de 15 anos, Frederico Westphalen revive a memória afetiva das festas do Momo, que levaram várias gerações ao Clube Harmonia
Por: Redação
Publicado em: quarta, 17 de janeiro de 2024 às 14:48h
Atualizado em: segunda, 22 de janeiro de 2024 às 16:03h

Já são mais de 15 anos que os bailes de Carnaval não acontecem em um dos salões mais tradicionais da região, o palco principal do Clube Recreativo e Cultural Harmonia, em Frederico Westphalen, deixando uma grande saudade em quem marcava presença na festa e fazia do Carnaval de Frederico um dos mais animados do interior do Estado. Durante os anos 60 e 70, a pista recebia foliões de toda a região para dançar ao som das marchinhas, criando o ambiente perfeito, onde também muitos namoros iniciaram no ritmo do Carnaval. 
O Carnaval do Clube Harmonia faz parte da história do casal Flávio e Leninha Giovenardi, dois apaixonados pela festa. Eles curtiram o Carnaval de 1974 no Clube Harmonia e, desde então, foram foliões assíduos, prestigiando todas as festas, até o último grande evento carnavalesco em 2009, com o ParkFolia. 
Mas os anos 80 e 90 foram marcados também pela beleza a grandiosidade dos desfiles de rua, com centenas de foliões engajados em escolas de samba e blocos, que depois lotavam o Clube Harmonia, fazendo a estrutura do prédio literalmente balançar. O amor pelo Carnaval acentuado pelo espírito de fazer bonito na passarela da rua do Comércio, conquistando o título de melhor escola, reunia famílias inteiras, grupos de amigos, aproximando pessoas e criando laços de amizade, que após muitas décadas ainda se mantém fortes. Por isso, o Carnaval é contagiante, carregado de memórias afetivas positivas, de alegrias, de diversão e de prazer. O ritmo do bumbo, o apito, a marchinha, aceleravam o coração e ditavam a emoção, envolvendo todos na alegria, propiciando a criação de escolas de samba como a Soesba, Filhos do Barril, Coqueiros, Afridi, Cartel, Metralhas e tantos outros, citando os mais recentes e alguns da década de 70 e 80, que fizeram a tradição do Carnaval local e que também serão relembrados nas próximas edições do jornal O Alto Uruguai, em reportagens especiais para homenagear as pessoas que sempre dedicaram amor pelo Carnaval e também celebrar o Baile de Pré-Carnaval, que será realizado no dia 27 de janeiro, no salão do Clube Harmonia. Não deixaremos de trazer registros dos blocos, como o Papalégua´s, K-Kedo, Paixão 51, Os Amigos do Pussuka, Camisa de Vênus, Ueba, Tet´s, Broko, Clube dos Cafajestes, entre outros.

Publicidade

Baile de Pré-Carnaval reascende a paixão dos frederiquenses 
A memória dos bons Carnavais no Clube Harmonia tem despertado um sentimento de nostalgia e desejo de viver novamente esta experiência tão especial. O baile de pré-carnaval da Set tem mobilizado um grande número de apaixonados pelo Carnaval, que terão espaço no evento para resgatar os sambas-enredos das principais escolas. Os ensaios já estão acontecendo com um grupo de amigos, que terão a missão de homenagear, por meio da música, a história do Carnaval de Frederico Westphalen. Confira alguns sambas-enredos que serão entoados durante o Baile de Pré-Carnaval da Set.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU