Publicidade
Cooperativismo
Sicredi Conexão é reconhecida em premiação mundial
Presidente Angelita Cadoná apresentou as práticas e iniciativas que geram impacto social em evento nos EUA
Por: Marcia Sarmento
Publicado em: segunda, 22 de janeiro de 2024 às 15:07h
Atualizado em: segunda, 22 de janeiro de 2024 às 15:10h

Em 2023, pela segunda vez consecutiva, a Sicredi Conexão foi destaque mundial, participando, no fim do mês de novembro, da 6ª Cúpula Unidos pela Sustentabilidade, em Washington, capital dos Estados Unidos. A cooperativa apresentou a sua atuação no evento para lideranças e entidades do cooperativismo financeiro de diversos países, em razão do destaque conquistado recentemente, com o Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip). A Sicredi Conexão esteve representada pela presidente, Angelita Marisa Cadoná, e pela gerente de Comunicação e Marketing, Micheli Thiesen. Em entrevista exclusiva para a reportagem da Revista SET, Angelita detalha um pouco do que significa a premiação na categoria “Inovação com Propósito Global” e a participação no evento. Confira!

Publicidade

 

Revista SET – Como a Sicredi Conexão foi convidada para este evento em Washington?

Angelita Marisa Cadoná – A cooperativa participou durante o ano do 2º Ciclo de Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip), promovido pela Federação Nacional das Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), o qual possui o objetivo de mensurar e avaliar resultados não financeiros das cooperativas de crédito, reconhecer as melhores práticas e apontar referenciais de gestão, fomentando o desenvolvimento sustentável do setor. A solenidade de divulgação e entrega das homenagens aconteceu no dia 13 de novembro, no prédio do Banco Central do Brasil, em Brasília/DF, momento que a Sicredi Conexão recebeu a premiação na categoria “Inovação com Propósito Global”, que engloba todas as dimensões avaliadas separadamente nas outras categorias – Inovação Colaborativa, Inovação Participativa, Inovação no desenvolvimento das Capacidades, Inovação ESG e Inovação em finanças sustentáveis. Este reconhecimento e selo global proporcionou à Sicredi Conexão participar da 6ª Cúpula Unidos pela Sustentabilidade, em Washington D.C, capital dos Estados Unidos, promovido pela Organização dos Estados Americanos - OAS em conjunto com a FCU e UNFCU, federações que representam cooperativas de crédito das américas. Este Summit reuniu no formato presencial e digital, lideranças e organizações de vários países americanos e europeus com o objetivo de discutir pautas importantes que envolvem o tema sustentabilidade, tendo o cooperativismo como ferramenta inspiradora e transformadora.

 

Revista SET – O que foi apresentado no evento pela cooperativa?

Angelita – Neste evento foi aberto um espaço para o Painel do Cooperativismo de Crédito Brasileiro, onde a Fenasbac apresentou a estruturação do Recip, e as três Cooperativas reconhecidas na categoria “Inovação com Propósito Global” (Sicredi Conexão, Viacredi - Ailos e Sicoob Coopemata) tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas e iniciativas que geram impacto social não-financeiro. Destacamos que na Sicredi Conexão, o maior ativo são as pessoas. A atuação alicerçada no relacionamento efetivo com o quadro social, programas que incentivam a educação continuada e projetos que promovem o desenvolvimento local são os grandes eixos da nossa atuação, alicerçados nos princípios do Cooperativismo, pilares do ESG e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ressaltamos o entendimento que o acesso ao conhecimento é a chave mestra para elevar a consciência humana e construir um mundo mais justo e equilibrado. Sendo assim, o investimento é constante no desenvolvimento das pessoas, incluindo o quadro de colaboradores, os quais são os multiplicadores da essência cooperativista e embaixadores dos programas e projetos sociais. Todas estas iniciativas são realizadas com as mais variadas instituições parceiras, impactando milhares de pessoas, estimulando o protagonismo, o empreendedorismo sustentável e a inovação com propósito.

Revista SET – O que você traz dessa experiência em ter tido contato com pessoas do mundo todo e que têm o cooperativismo como propósito?

Angelita – Considerando a relevância da programação, foi um momento muito importante para o Cooperativismo de Crédito Brasileiro e em especial, para a Sicredi Conexão. Além da participação na 6ª Cúpula Unidos pela Sustentabilidade com apresentação de nossas boas práticas, realizamos várias agendas com o objetivo de apresentar o protagonismo do cooperativismo de crédito brasileiro, sendo materializado pela atuação das cooperativas que acompanhavam a comitiva.  Participamos de reuniões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com o Órgão Regulador para o Cooperativismo de Crédito, sendo este uma Diretoria do Banco Central Americano, pois 40% da população economicamente ativa no país é associada a uma cooperativa de crédito. Realizamos também momentos de trocas com Federações de Cooperativas de Crédito Americanas, além do encontro com uma representação da Confederação Mundial de Cooperativas de Crédito – WOCCU. Todas estas experiências, confirmaram que estamos trilhando o caminho certo, pois a atuação de forma ética e transparente, alicerçada em princípios e valores que primam pelo desenvolvimento econômico e social são os direcionadores da construção de um futuro mais inclusivo, próspero e sustentável para todos.

Revista SET – Como vê a Sicredi Conexão a partir desse cenário internacional, em áreas tão importantes como a de ações sustentáveis?

Angelita – Nossa visão é de muito otimismo e expectativa de prosperidade, pois em todos os encontros as pautas estavam alinhadas com o propósito de atuação da Sicredi Conexão. Foram pautas constantes em todos os momentos vivenciados, o desenvolvimento local e regional, práticas que promovam investimentos com selo verde, transferência da matriz energética, equidade de gênero, economia de baixo carbono e inclusão financeira e social, alinhadas com os ODS e pilares ESG. Neste sentido, neste mesmo período, em Dubai – Emirados Árabes, acontecia a COP 28, oportunidade que o Sistema Sicredi assinou um acordo para captação de USD 125 milhões com a finalidade de apoiar projetos com os conceitos aqui expressados, demonstrando o compromisso em contribuirmos com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos. Outro ponto importante, foram as oportunidades evidenciadas com as diversas instituições que visitamos, estreitando o relacionamento e firmando acordos de cooperação.

Revista SET – Qual é o próximo passo que a Sicredi Conexão quer buscar na área de inovação para as cooperativas?

Angelita – Evolução constante para o Sistema Sicredi é um valor inegociável, portanto, está em nosso DNA investir no desenvolvimento das pessoas, na cultura e nas parcerias com diferentes instituições alinhadas ao pensamento estratégico, visando a promoção do desenvolvimento local e regional. Para nós, cada mente educada e estimulada é um passo em direção a um projeto global mais promissor, onde a cooperação, a equidade e a prosperidade guiada por padrões éticos e humanitários, são os pilares de uma sociedade verdadeiramente evoluída.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU