Publicidade
Incentivo
“Meu sonho é ver muitos ainda praticando a corrida de rua”
Vadi da Silveira há 18 anos pratica o esporte e já coleciona uma galeria de mais de 100 medalhas
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 15 de janeiro de 2024 às 16:38h
Atualizado em: segunda, 15 de janeiro de 2024 às 16:54h

Treinar. Melhorar o tempo. Vencer o seu próprio limite! Essas têm sido as regras básicas que o José Valdemar da Silveira, o popular Vadi como é conhecido, carrega consigo nesses 18 anos em que pratica a corrida de rua.
Natural do município de Planalto, e hoje residindo em Ametista do Sul, tudo começou na cidade de São Paulo, onde esteve residindo por um tempo. Foi a convite de um amigo, para participar da tradicional São Silvestre, o que foi um desafio e tanto, mas de onde surgiu a paixão por um esporte. Hoje, aos 56 anos, Vadi treina e participa das corridas de rua/rústicas com frequência, acumula uma grande galeria com 105 medalhas e mais cinco troféus. Além disso, e talvez um dos seus prêmios mais importantes, é que ele tem incentivado muitas outras pessoas a virarem atletas e se encantarem por essa prática esportiva.
– Fico feliz quando falam que sou um incentivador desse esporte, então quero incentivar ainda mais. Hoje vejo meu amigo Djavan participando das provas pela região, mais outros colegas do grupo da família que correm em Ametista do Sul, e isso é gratificante. Mais recente agora estou incentivando um garoto, o Bruno Cavalheiro, que já começou a correr comigo e na sua primeira corrida já deu pódio, espero que cada vez mais ele venha se destacar. Meu sonho é ver muitos ainda praticando a corrida de rua, pois ela traz muitos benefícios, para o corpo e a mente – conta Vadi.

Publicidade

Mais de 10 horas de prova
Para Vadi, cada corrida de rua que ele participa é especial, é um objetivo concluído, mas entre todas que já esteve presente, ele diz que a Travessia de Torres a Tramandaí teve um momento de superação imensurável. 
– Foram 84 km, em janeiro de 2022, com 10 horas e meia de prova, toda feita pela areia. Teve a Summer também, de 48 km, de Torres a Capão da Canoa, a beira mar. Essas foram sensacionais – descreve.
Ainda, na lista de provas de Vadi tem a Maratona de 42 km, em Florianópolis (SC), mais cinco meia maratonas, em outros Estados também, e 13 São Silvestres, em São Paulo. “Me sinto realizado a cada competição e treinos realizados, pois amo correr. A corrida de rua é um esporte que vem crescendo cada vez mais, ela nos oferece uma oportunidade de participar de um evento esportivo em um ambiente natural e descontraído, o que só traz benefícios”, frisa.
E para este ano de 2024, os treinos de Vadi já estão a todo vapor, pois em fevereiro ele já tem agendada a participação na Maratona do Vinho, em Bento Gonçalves, e em abril, uma maratona em Porto Alegre. “Não espere o médico te receitar alguma atividade física. Vem, vamos correr, e incentivar muitos outros. Se você não começou, dá tempo, nunca é tarde”, finaliza.  

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU