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Alessandra Milani
Um trabalho humanizado para transformar a vida das pessoas
Diretora e responsável técnica pela Oral Sin de Frederico Westphalen e sócia-proprietária de outras 11 unidades da franquia compartilha sua trajetória na área de odontologia e em proporcionar a melhor experiência aos pacientes
Por: Marcia Sarmento
Publicado em: sexta, 05 de janeiro de 2024 às 15:37h
Atualizado em: sexta, 05 de janeiro de 2024 às 15:55h

Na atualidade, a odontologia tem o papel de transformar a vida das pessoas, trazendo não só mais saúde e bem-estar, como também autoestima ao recuperar funções fundamentais e devolver a capacidade de sorrir sem medo às pessoas. Quando essa missão vem acompanhada de um atendimento humanizado, algo que antes remetia, quase sempre, ao sofrimento, agora se transforma em uma verdadeira solução para quem precisa resolver problemas relacionados à saúde bucal.
A capacidade de ouvir e oferecer soluções personalizadas para os pacientes foram os diferenciais importantes na construção da trajetória profissional da especialista em Odontologia e Harmonização Orofacial, Dra. Alessandra Milani, diretora e responsável técnica pela Oral Sin de Frederico Westphalen, e sócia-proprietária de outras 11 clínicas da franquia no Rio Grande Sul.
Formada pela Ulbra de Cachoeira do Sul, em um dos mais conceituados cursos de Odontologia da atualidade, Alessandra teve o primeiro contato com a Oral Sin em 2018, quando começou a trabalhar na unidade de Passo Fundo como gerente-técnica, já que a política da empresa prevê que somente especialistas realizem os procedimentos. Foi a partir dessa experiência que foi possível aprimorar o conhecimento nas áreas de avaliação, diagnóstico, controle de qualidade, resolução de problemas e apresentação de soluções aos pacientes, o que Alessandra vem aperfeiçoando até hoje.
Como profissional da área, também teve a oportunidade de ter seu próprio consultório em Júlio de Castilhos, cidade onde residem seus pais. Mas a identificação com o acolhimento ao paciente, que consiste na avaliação inicial, diagnóstico e orientação, fez com que optasse, logo após a pandemia, a retomar com maior ênfase o projeto da Oral Sin, aperfeiçoando cada vez mais o talento de ser o primeiro contato da clínica com as pessoas.

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Ligação com Frederico Westphalen
A escolha de Frederico Westphalen para a abertura da clínica tem uma ligação familiar. Alessandra é bisneta de Luis Milani, que foi líder comunitário no município e hoje dá nome a uma das principais vias da cidade, a Avenida Luis Milani. “Temos uma ligação afetiva com a cidade, muitas áreas públicas importantes foram doadas pelo meu bisavô. Então, meu pai, Mário Roberto Milani, percebendo o crescimento do município, deu essa sugestão”, conta.


Odontologia e gestão
Um dos detalhes que Alessandra mais tem atenção é explicar detalhadamente o diagnóstico e os procedimentos que o paciente precisa fazer. “É importante que a pessoa saiba exatamente o que será feito. Vejo que, muitas vezes, o paciente não entende o que vai ocorrer e gosto de explicar como vai funcionar do início ao fim do tratamento”, ressalta. Esse diferencial faz com que as pessoas procurem a clínica para atendimento, por confiarem no trabalho que está sendo realizado. 
Além da sociedade em 11 clínicas da Oral Sin no Estado, Alessandra divide o tempo atendendo em Frederico Westphalen e em Passo Fundo. “Sou dentista, mas hoje, gerencio um negócio. Existem a parte financeira, as vendas, o marketing, uma série de responsabilidades que não aprendi na faculdade de Odontologia e tive que aprender e desenvolver, sem esquecer do que é fundamental, que é o acolher, escutar e atender bem o paciente”, comenta. 


Focando no melhor
Um compromisso de Alessandra e da Oral Sin é proporcionar não só o melhor atendimento possível aos pacientes, para que a experiência seja realmente gratificante para ambas as partes. Ver essas pessoas felizes, após anos sem poder sorrir ou comer direito, é algo que impacta muito a vida da profissional que escolheu fazer a diferença na vida dos seus pacientes. 
– É muito gratificante ver, após a realização do procedimento, como isso impacta positivamente a vida das pessoas. Há muitos pacientes, especialmente, os mais idosos, que sofreram muito anteriormente, por anos. E realizar aquele tratamento é realizar o sonho de uma vida inteira. A ideia é que eles saiam totalmente satisfeitos e, se por algum motivo, isso não ocorrer. Deixamos aberto o canal de comunicação para que venham conversar e, se houver algo que possamos melhorar, vamos melhorar. Eu sinto de verdade essa dor, essa necessidade do paciente, e acho que é isso que faz com que confiem em mim – garante Alessandra. 
Uma outra facilidade que a Oral Sin possibilita aos pacientes é a negociação para que possam realizar seus procedimentos, inclusive, organizando o tratamento em etapas. “Quando passamos o orçamento, às vezes, a pessoa não consegue pagar tudo em uma única vez, e como temos um limite de parcelamento, organizamos para que possa realizar o tratamento em partes. Em outras, até organizamos um consórcio, para proporcionar o atendimento”, conta.
Alessandra lembra de uma história que a marcou bastante, de uma paciente que chegou à clínica chorando, pedindo um emprego para poder pagar seu tratamento. Ela não conseguia emprego na época em virtude da situação dos dentes. “Não havia um emprego disponível na clínica, mas conseguimos realizar os procedimentos, até os filhos dela começaram a trabalhar para auxiliar a mãe com as despesas, e hoje essa paciente está trabalhando. Nem sempre conseguimos ajudar, mas dessa vez foi possível. Em outra situação, uma paciente realizou seu tratamento em outro local e a deixaram muito tempo sem os dentes, sem nada provisório durante o período. Ela sofreu muito. Aqui, isso nunca acontece, porque sabemos o quanto é difícil. Depois, a paciente retornou para agradecer, gravou um vídeo dizendo que tudo o que foi combinado foi entregue, e isso é muito importante, trata-se da confiança entre o paciente e a clínica”, pondera. 
Para muito além da estética, também há casos de pacientes que sequer podiam aproveitar bem uma refeição e que, após o tratamento, puderam voltar a viver essas pequenas alegrias da vida. “Também há casos de pacientes idosos que comemoraram a possibilidade de voltar a comer um churrasco, sem medo, sem ter dor no estômago por não poderem mastigar direito. São pessoas que têm mais de 90 anos e que não se alimentavam direito por muitos anos por conta de problemas nos dentes. Essas histórias que conseguimos mudar, para melhor, me fazem realizada na minha profissão. Eu comecei a faculdade com 16 anos e, com essa idade, não sabemos direito como vai ser. Hoje, vejo que, por meio da Odontologia, conseguimos transformar a vida de pessoas que, muitas vezes, nos permitem entrar na família delas. E o meu propósito é, sempre que possível, contribuir para que essas pessoas tenham uma vida melhor”, finaliza.


Contatos
Endereço: Av. Luís Milani, 482 - Centro, Frederico Westphalen
Telefone: (55) 3744.4288
WhatsApp: (55) 9. 9676-9167
Instagram: @oralsinfredericowestphalen

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
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