Publicidade
Rural
Emater disponibiliza nova tecnologia para armazenamento e secagem de grãos
Em Novo Tiradentes, estrutura já está em operação em sete propriedades e está sendo construída em outras duas.
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 17:22h
Atualizado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 17:24h

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Emater-RS/Ascar está mudando a logística de secagem de grãos para pequenos produtores da região. O equipamento consiste em um silo de alvenaria, de formato circular, com tela galvanizada sob piso de concreto na parte superior e fundo falso na parte inferior, para a propulsão de ar por meio de um ventilador motorizado. Este sistema realiza a secagem dos grãos. A estrutura já está em operação em sete propriedades e está sendo construída em outras duas.

Publicidade

Os silos poderão ter uma armazenagem superior a 170 toneladas de grãos, o que representa um grande avanço para os pequenos produtores, tanto aqueles que trabalham com a produção de grãos em si, quanto para a alimentação de animais, sendo a única recomendação a limpeza dos grãos antes de colocados no silo, pois a presença de sabugo do milho ou impurezas pode reduzir a qualidade da alimentação dos animais, e causar prejuízos a sua saúde e produtividade.

Para os produtores que se interessarem na alternativa, há a possibilidade de financiamento através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com juros reduzidos de 2,75% ao ano. Mais informações podem ser adquiridas diretamente com a Emater-RS/Ascar.

Fonte: Emater/RS-Ascar de Novo Tiradentes
Vitrine do AU