Publicidade
Vitivinicultura
Ato simbólico marca a abertura oficial da colheita da uva em Ametista do Sul
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 30 de novembro de 2023 às 10:25h
Atualizado em: quinta, 30 de novembro de 2023 às 10:32h

Um ato simbólico, realizado na quarta-feira, 29 de novembro, na propriedade da família Tonet, localizada na Linha Alta, em Ametista do Sul, marcou a abertura oficial da colheita da uva.
O evento contou com a presença do prefeito Jadir Kovaleski, representantes da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, cooperativas, membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e demais entidades envolvidas com a atividade da vitivinicultura.
A propriedade da família Tonet foi o cenário o escolhido neste ano para o ato simbólico da temporada de colheita da uva, que envolve mais de 500 produtores na região de abrangência da Emater/RS-Ascar de FW.
Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz a expectativa inicial era de uma produtividade média entre 14 e 15 toneladas por hectare, no entanto as adversidades climáticas, como chuvas frequentes, baixa luminosidade e eventos de granizo, impactaram negativamente a região. Agora, a Emater observa uma perda significativa no potencial produtivo, estimando uma redução de cerca de 30%, resultando em uma média entre 10 e 12 toneladas por hectare.
Principalmente afetados pelo granizo, os parreirais de uva em Planalto e Ametista do Sul enfrentam desafios extras nesta safra, e a orientação do Schwerz é de que os produtores façam qualificações e tracem estratégias para se adaptar as questões climáticas. “Estamos passando por algo que nunca passamos antes, por isso, o meu conselho é de que os produtores façam qualificações para poder se adaptar as questões climáticas e assim, conseguir traçar estratégias para ter um bom retorno”, complementa.  

Publicidade

Vinho tem menor produção mundial em 60 anos

A produção mundial de vinho caiu este ano para o seu nível mais baixo em seis décadas devido a uma sucessão de geadas, secas e chuvas torrenciais, com quedas significativas na América do Sul e na Espanha, de acordo com estimativa da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) publicada nesta terça-feira (7).
O volume global caiu 7% em 2023 em relação ao ano passado, de acordo com as primeiras estimativas da OIV para o ano. No Brasil, a queda foi de 30%, segundo os dados preliminares.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU