Publicidade
Causa animal
ONGs da região lançam campanha para a venda de calendários
Recursos obtidos com as vendas serão utilizados para aquisição de ração e outros custos na proteção dos bichinhos
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 29 de novembro de 2023 às 16:09h
Atualizado em: quarta, 29 de novembro de 2023 às 16:13h

Com o objetivo de obter recursos para a aquisição de ração, bem como arcar com outros custos na proteção de animais que são abandonados, as ONGS Associação dos Melhores Amigos dos Animais (Amaa) de Frederico Westphalen, Ametistenses Defensores dos Animais (ADA) de Ametista do Sul e Associação Protetora dos Animais de Rodeio Bonito (APA) lançaram uma campanha conjunta.

Publicidade

Trata-se da venda de unidades de um calendário especialmente confeccionado pelas entidades e que destacam animais que foram resgatados pelas entidades. Cada mês do ano de 2024 destaca a foto de um bichinho, conforme seleção realizada pelas voluntárias das organizações. Da Amaa, os animaizinhos que ilustram o calendário estão entre os meses de julho e outubro.

Hanna, uma mix de pitbull, é a estrela de julho.  Abandonada em 2020, no bairro Santo Inácio, quando foi salva estava bastante magra e tinha muito medo. Ela foi castrada, vacinada e voltou a confiar nas pessoas. Em agosto está a Cacau, uma filhotinha que nasceu nas ruas de Frederico em janeiro de 2011, foi adotada e depois devolvida, sendo acolhida por uma integrante da Amaa. Está com quase 13 anos, já tirou tumores no corpo, mas segue bem e sendo assistida.

Capitu é o destaque de Setembro. Foi abandonada na rodoviária de FW, com sarna. Algumas pessoas davam comida e água para ela e, enquanto se buscava um lar temporário, ela sumiu de lá. Apareceu na Faguense, que é um ponto de abandono de animais no município. Foi para um lar temporário, depois para experiência em uma família e, após duas semanas, foi devolvida, pois as pessoas disseram que não tinham tempo para ela. Voltou para o lar temporário e não teve outro bom pretendente para adoção.

Outubro traz a Bella. Ela apareceu nas ruas de Frederico Westphalen com uma grave ferida no pescoço, causada por corda apertada que cortou a pele enquanto ela crescia. Tinha muito medo das pessoas, fugia sempre que alguém tentava pegá-la. Sumiu do centro e apareceu semanas depois no interior de FW, a cerca de sete quilômetros da cidade. Lá também a captura foi difícil, só se conseguiu quando uma família conseguiu prendê-la em um galpão, e os bombeiros conseguiram pegá-la com instrumento próprio. Recuperou a confiança nas pessoas e agora adora passear na rua, com coleira e guia, é claro!

Para confecção dos calendários, as ONGs contaram com auxílio de empresas parceiras, Sicredi Conexão, Sos Pet, Univet, Pet Park Hotel, Sil Pet, Cotripet,  Laboratório Scire e a Agência Brazero.

Como adquirir

Cada calendário custa R$ 10, e podem ser adquiridos na Daju Make, Berenice Criativa, Ótica Getelina, Univet, Sos Pet, Cotripet, Pano de Marca e Cpers/Sindicato. “Janeiro e fevereiro são os meses mais difíceis para arrecadar dinheiro para as atividades da ONG, então, o recurso será utilizado para garantir a compra de ração nesses meses para os 153 animais que a Amaa auxilia”, explica Priscila K. dos Santos, uma das voluntárias da entidade. Ainda, quem quiser ajudar com as vendas, pode entrar em contato no Instagram @amaafred.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai