Publicidade
Coronavírus
Confirmados dois primeiros casos da variante delta no Estado
Amostras foram coletadas em pacientes que residem na Serra Gaúcha, mas ainda há outras cinco possíveis contaminações
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: terça, 20 de julho de 2021 às 09:07h
Atualizado em: terça, 20 de julho de 2021 às 09:11h

Dois casos de contaminação pela variante delta do coronavírus foram confirmados no Rio Grande do Sul, na segunda-feira, 19. Os pacientes infectados residem em Gramado e tiveram amostras coletadas na semana passada. Uma das amostras foi analisada por meio de sequenciamento genético feito pela Fiocruz e o outro caso foi confirmado por sequenciamento parcial realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e por vínculo epidemiológico, já que o paciente teve contato com o outro infectado.

Como as duas pessoas não possuem histórico de viagem para outros países ou estados, as suspeitas de que a variante delta esteja circulando localmente cresceram. Outros cinco casos suspeitos da variante Delta seguem em investigação na Fiocruz (outro de Gramado, também contactante do caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas). Os resultados devem sair ao longo desta semana.
A Fiocruz também analisou uma amostra suspeita de um paciente de Santana do Livramento, mas o caso foi descartado.

O que já se sabe sobre a delta
A maior característica desta linhagem, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Essa linhagem também apresenta uma diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo que apenas uma dose (nos esquemas que preveem duas) pode ser pouco efetiva contra essa variação. Por isso, a Secretaria da Saúde (SES) orientou que o intervalo entre doses seja de 10 a 12 semanas dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, no intuito de acelerar a aplicação do esquema vacinal completo da população. Quanto a gravidade, ainda não há evidências de que a delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU