Publicidade
Homenagem
Itapagé 80 anos: “Orgulho imenso ao contemplar toda a trajetória do clube”
Luis Fernando Botezini e Franciel Soso contam sobre a dedicação para construir o futuro do “Vermelhão da Colina"
Por: Witor Silva
Publicado em: quarta, 22 de novembro de 2023 às 16:03h
Atualizado em: quarta, 22 de novembro de 2023 às 16:53h

Fundado em 20 de novembro de 1943, o Esporte Clube Itapagé, de Frederico Westphalen, está prestes a completar os seus 80 anos. É necessário reconhecer aqueles que além de torcer, dedicam parte de seu tempo ao clube e participam ativamente da construção de um futuro, que será protagonizado pelas novas gerações.

Publicidade

A celebração da história

Luis Fernando Botezini, 57 anos, nasceu em Taquaruçu do Sul, mas nutriu sua paixão pelo clube da cidade vizinha, o Itapagé. Convidado por um grupo de amigos, mais especificamente João Cesar Prichula e Chester Francescatto, Botezini ingressou no Itapagé em 2004. Atuou no time de veteranos, desfilando em campo como meio-campista entre 2010 e 2015, mesmo período em que foi presidente da escolinha de futebol. Também foi vice-presidente na gestão de Feliciano de Moura, de 2021 a 2022 e 18 anos depois de iniciar sua trajetória no clube, foi eleito presidente do Itapagé para o mandato 2023-2024.
Em relação à equipe de veteranos no clube, ele diz que valoriza profundamente fazer parte da história do clube como jogador, que é uma experiência da qual tem imenso orgulho, além de ter construído muitas amizades ao longo dos anos.
– As amizades que construí ao longo dos jogos são imensuráveis e tenho certeza que levarei comigo para sempre. Essa vivência não apenas enriqueceu minha conexão com o clube, também me deu a chance de contribuir para a tradição do clube em campo e me proporcionou momentos inesquecíveis e relações significativas ao cultivar laços especiais – afirma Botezini.
Os 80 anos do Itapagé foram celebrados com um jantar-baile que foi realizado no sábado, 18, dois dias antes do aniversário do clube, no Clube Recreativo e Cultural Harmonia. Sobre a oportunidade de organizar a celebração de 80 anos do Itapagé, Botezini revela que é uma responsabilidade muito honrosa e desafiadora. “É uma emoção indescritível fazer parte do jubileu de 80 anos do Itapagé, especialmente como presidente neste momento tão especial. Sinto um orgulho imenso ao contemplar toda a trajetória do clube, suas conquistas e a dedicação de todos que contribuíram para essa história”, diz.
Perguntado sobre o maior marco para a história do Itapagé, ele afirma que é a estrutura esportiva do clube, que se tornou um ponto de eventos comunitários. Já em relação à herança do clube para a comunidade frederiquense, Botezini diz que a instituição deixou um legado de união e orgulho que transcende o campo de jogo. “Nosso comprometimento com programas sociais e juvenis deixou uma marca positiva, moldando o caráter e os valores de muitos jovens, através da escolinha de futsal. Acreditamos que o esporte é um catalisador para o desenvolvimento pessoal e comunitário, e essa crença tem sido incorporada em nossas iniciativas”, acrescenta.

Franciel Soso, 44 anos, começou sua trajetória no Itapagé em 1999, atuando na equipe de futsal do clube como goleiro. Ele fez parte do time que foi campeão da Série Bronze daquele ano, sendo eleito o jogador destaque da competição. Seguiu no clube até 2001, quando continuou a sua carreira rodando por vários clubes, inclusive no rival Ipiranga, em 2002. Franciel atuou por durante 16 anos no futsal da Itália, retornando para FW faz três anos. Atualmente, é o treinador da escolinha de futsal do Itapagé, cargo que ocupa desde o ano passado.
Ele afirma que as interações entre as crianças, praticando o futebol, são importantes para suas formações. “É fundamental essa relação social das crianças por meio do esporte, que educa, ensina o respeito com o outro, a honestidade, e isso molda o futuro delas”, destaca.

Leia todas as reportagens especiais dos 80 anos do Esporte Clube Itapagé!

Itapagé 80 anos: “Uma história construída por muitas mãos”

Itapagé 80 anos: “Eu vivi o Itapagé; sou Itapagé desde molequinho”

Itapagé 80 anos: “Muita gratidão e alegria por ter feito parte dessa história”

Itapagé 80 anos: “A gente lembra do passado com alegria para o futuro”

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU