Publicidade
Homenagem
Itapagé 80 anos: “Eu vivi o Itapagé; sou Itapagé desde molequinho”
Carlos Trombetta e Elton Bortoluzzi relembram os tempos áureos e a paixão pelo clube
Por: Witor Silva
Publicado em: sexta, 03 de novembro de 2023 às 10:20h
Atualizado em: quarta, 22 de novembro de 2023 às 16:53h

Fundado em 20 de novembro de 1943, o Esporte Clube Itapagé, de Frederico Westphalen, está prestes a completar os seus 80 anos. Muitos foram aqueles que com pouca idade já frequentavam o clube e que ao longo dos anos participaram de atividades no clube, como jogadores, como treinadores e até mesmo como dirigentes.
Como forma de homenagem para essas pessoas, apresentamos uma reportagem especial relembrando a história daqueles que dedicaram uma vida em prol do Itapagé

Publicidade

A paixão por um clube

Carlos Guilherme Trombetta, 68 anos, conhecido como Carlão, iniciou sua caminhada no Clube Itapagé como goleiro, aos 13 anos, em 1968, e aos 15 foi promovido titular na equipe, posto que permaneceria até 1973. Ele também jogou de 1996 a 2017 na equipe de veteranos, em que também foi treinador, além de ocupar o cargo de diretor de futebol de 1999 a 2001, quando o time de futsal do Itapagé disputava a Série Prata Gaúcha. Carlão reside atualmente em Alegrete, onde é professor do Instituto Federal Farroupilha, mas sempre carrega consigo os tempos de glória que viveu no clube Itapagé.
Ao falarmos da sua ligação com o clube, Carlão nos conta que desde pequeno era apaixonado pelo clube. “Eu vivi o Itapagé, eu sou Itapagé desde molequinho, e me lembro das épocas de 1960 e 1970, em que era o time que representava Frederico Westphalen”, disse.
Como goleiro, Carlão revela que teve dias ruins, em que tomou “alguns frangos”, mas também teve dias de glória – em destaque a sua última partida pelo clube, contra o Expressinho do Grêmio, jogo para marcar os 30 anos do Itapagé e entregar as faixas de campeão municipal para o clube. Apesar da goleada 6 a 0 sofrida, a grande atuação de Carlão chamou a atenção da comissão técnica gremista, e ele foi convidado a realizar testes no time tricolor. Já em outra partida, no clássico contra o Ipiranga, clube em que também já atuou, ele conta que o árbitro da partida o cumprimentou duas vezes pelas defesas que fez.

Elton Bortoluzzi, 58 anos, começou a frequentar o clube com apenas 10 anos, seguindo a tradição familiar dos Bortoluzzi, que ao longo dos 80 anos ocuparam posições de destaque na história do Itapagé. Elton atuou como zagueiro entre 1984 e 1989, na equipe de veteranos, entre 1996 e 2020, compondo a defesa que tinha Carlão no gol, e atualmente é diretor de esportes do clube, cargo que ocupa desde 2009.
– Me sinto orgulhoso de ter feito parte da história do Itapagé, e estando há 40 anos dentro do clube dando prosseguimento a uma trajetória familiar. Meu pai, meus tios, muitos dos meus primos se dedicaram em prol deste clube – revela.
Ele estava no time que foi vice-campeão do Campeonato Estadual de Amadores de 1989, cujo quadrangular final foi disputado em Nova Petrópolis. O Itapagé saiu vitorioso em duas partidas, perdendo apenas para o time do Nova Petrópolis, que saiu campeão naquela ocasião. 
Quando perguntado sobre qual o maior momento esportivo do clube, Elton afirma que foi a conquista da Série Bronze de 1999, título inédito que garantiu vaga para a Série Prata de 2000, na época a segunda competição mais importante de futsal do Estado.
Elton ainda revela que, além da estrutura física, o legado do clube para a comunidade é a escolinha de futsal. “As crianças têm a oportunidade de se tornar cidadãos melhores por meio do esporte, e isso é uma satisfação muito grande para nós”, afirma.

 

Leia todas as reportagens especiais dos 80 anos do Esporte Clube Itapagé!

Itapagé 80 anos: “Uma história construída por muitas mãos”

Itapagé 80 anos: “Muita gratidão e alegria por ter feito parte dessa história”

Itapagé 80 anos: “A gente lembra do passado com alegria para o futuro”

Itapagé 80 anos: “Orgulho imenso ao contemplar toda a trajetória do clube”

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU