Publicidade
Artes marciais
Frederiquenses lutam no Campeonato Brasileiro de Muay Thai
Competiram Rafael Guglielmin e Felipe Getelina, que se classificou para o Mundial de 2024
Por: Witor Silva
Publicado em: quinta, 09 de novembro de 2023 às 12:05h
Atualizado em: quinta, 09 de novembro de 2023 às 12:08h

Atletas de muay thai, os frederiquenses Rafael Guglielmin e Felipe Getelina disputaram o Campeonato Brasileiro da modalidade, que aconteceu no último sábado, 4, no Clube Ginástico Português, na cidade de Rio de Janeiro. Rafael ficou no 5º lugar da categoria 71 kg Principal ProAm; já Getelina logrou a segunda a colocação da categoria 54 kg Principal ProAm.
A competição reuniu atletas de todo o Brasil que foram convocados pelas federações estaduais. Os dois lutadores foram chamados para compor a seleção gaúcha por terem ficado em segundo lugar no Campeonato Gaúcho da modalidade, que ocorreu em 20 de maio deste ano.
Apesar de estarem competindo em nome da federação gaúcha, os dois atletas integram a equipe da academia de muay thai Raja Fight Club de FW, em que Guglielmin é administrador, além de ser advogado e treinador de muay thai. Ele afirma que a competição foi sua última como lutador e teve uma sensação especial. “Sabia que seria minha última luta, então subi no ringue com o intuito de dar o meu melhor, mas aproveitar cada segundo em cima do ringue, me divertindo mesmo, como criança em um parque de diversão”, afirmou. 

Publicidade

Guglielmin, que tem 1,67 metros lutou contra o carioca Lucas Gonçalves, de 2 metros de altura. “Com a diferença de altura foi difícil achar a distância dos golpes e encaixar meu jogo”, revelou.
Se por um lado Guglielmin tem uma grande bagagem no muay thai, Felipe Getelina, de apenas 19 anos, estreou em competições nacionais e teve um exaustivo período de treinamento antes da competição. “Foram 45 dias muito intensos de preparação, com dieta restrita para perder peso, um camping de treinamento de duas a três vezes por dia. Cheguei a perder 9,5kg ao todo. Nos últimos dias antes da pesagem fazemos a desidratação para conseguir bater o peso da categoria, no caso eu luto na 54kg e o meu peso normal é de 63,5kg”, disse.
Getelina enfrentou o carioca Mikael da Costa na luta pelo primeiro lugar da categoria e infelizmente o título não veio. Apesar disso, o frederiquense garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Muay Thai, que será disputado na Tailândia, no início de 2024.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU