Publicidade
Comemoração
Rodeio Bonito: aniversário de 57 anos é lembrado com concurso cultural
Iniciativa acontecerá de forma on-line, por meio da inscrição e envio de material até o dia 30 de abril
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 16:04h
Atualizado em: sexta, 16 de abril de 2021 às 16:10h

Com o objetivo de buscar inspiração em fatos históricos, lugares e pessoas de Rodeio Bonito e construir uma literatura que homenageie e resgate a história dos 57 anos do município, celebrados na quinta-feira, 15, a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, lançou na segunda-feira, 12, um concurso cultural. A iniciativa acontecerá de forma on-line, por meio da inscrição e envio de material de forma digital até o dia 30 de abril. O fim do concurso está previsto para o dia 15 de maio.

Publicidade

As categorias

O concurso terá uma categoria escolar, o qual participarão todas as escolas municipais e estaduais de Rodeio Bonito e uma categoria aberta. A categoria escolar contempla contos e poesias e categoria aberta abrange contos, poesias, fotos e objetos históricos.

Mais informações sobre premiações e o regulamento do concurso podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone (55) 3798-1155 ou pelo e-mail [email protected].

O município

Rodeio Bonito comemorou 57 anos de emancipação político-administrativa na quinta-feira, 15, história construída por diversidade de culturas e povos que ao longo dos anos têm tornado Rodeio Bonito uma terra da diversidade produtiva. Além da agricultura, com a produção de grãos, e a pecuária, de bovinos de corte e de leite, a suinocultura se destaca, sendo que o município é o maior produtor de suínos para abate do Rio Grande do Sul. De mão de obra familiar sobrevivem as famílias do campo e que já fomentam também algumas agroindústrias de embutidos, peixes e mandioca.

O setor moveleiro rodeiense é conhecido desde o desbravamento da terra, onde a extração da madeira fez parte da economia local e hoje o distrito industrial conta com uma diversidade produtiva grande, com de laticínios, fábrica de transformadores, metalúrgicas e marmorarias entre outras. O comércio também subsidia emprego e renda e promove desenvolvimento social, satisfazendo as necessidades locais e empregando a população.

Banhado pelas águas do rio da Várzea, Rodeio Bonito recebe visitantes e moradores com seu túnel verde todas as manhãs, com aquela típica serração que refresca a alma e acalenta o coração, assim com o verde das as árvores majestosas da Praça Gildo Possamai, centro de lazer e convivência social de amigos e familiares. Há ainda a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, majestosa por sua natureza e palco das tradicionais festas em honra a padroeira do município, Nossa Senhora dos Navegantes.

O berço do cooperativismo

Rodeio Bonito também é considerado o berço do cooperativismo. Em 1981, a Credirodeio, hoje Sicredi Alto Uruguai, começou sua atuação no município, dando origem à primeira cooperativa de crédito da região. Este espírito está presente além das cooperativas Creluz, Sicredi, Cooper A1 e Cresol, mas também nos moradores, que são definidos como um povo solidário, e no monumento “Força Cooperativa”, instalado na Praça Gildo Possamai. A estátua homenageia a cidade que adotou o cooperativismo de crédito como uma forma de organização econômica e social. Hoje, esses ideais são referências e compartilhados por toda a nossa região.

Fonte: Prefeitura de Rodeio Bonito
Vitrine do AU