Publicidade
Ho! Ho1 Ho!
A época mais mágica do ano está chegando
Se comemorar o Natal já é bom, imagina ir preparando os ambientes com uma linda decoração?
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 30 de outubro de 2023 às 16:39h
Atualizado em: segunda, 30 de outubro de 2023 às 17:00h

Em um piscar de olhos, quando darmos conta, já estaremos comemorando o Natal 2023. É, a época mais encantadora do ano está chegando, e uma das maiores tradições é a decoração em casas, comércios, empresas, trazendo um verdadeiro festival de cores, luzes, muita magia e nostalgia. 
Pela tradição, sabe-se que devemos iniciar a decoração da casa, principalmente a montagem da árvore, no primeiro domingo do Tempo do Advento, que acontece quatro domingos antes do Natal – em 2023, a data será 3 de dezembro. E se você gosta de seguir a tradição e já quer ir pensando nos enfeites, nós convidamos a empresária do ramo de decorações temáticas, Vera Tomasi, do município de Rodeio Bonito, que traz dicas muito bacanas e, claro, sem que você gaste muito, mas deixe os ambientes receptivos. Ah, e não se esqueça de que a desmontagem da decoração deve ser feita somente no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Publicidade

 

Árvore natalina
Segundo Vera, nada melhor que buscar na natureza elementos para dar um ar de aconchego, modernidade, criatividade, surpresa e alegria. Para a árvore natalina, você pode fazer seus próprios enfeites, criando um estilo próprio. Quem tem crianças em casa, a árvore com os brinquedos será um motivo para a família toda participar. Também com os netos, a sugestão da Vera é acrescentar os brinquedos dos filhos que ainda moram na casa dos pais... Uma surpresa e tanto!
Outra ideia legal para decorar é usar as próprias plantas da sua casa, decorando-as com alguns enfeites e luzinhas. Essa é uma forma funcional e delicada de ter uma decoração especial em cada lugarzinho do seu lar. Contudo, se você deseja ter a árvore de Natal tradicional, é possível inovar na decoração com outros enfeites, como bolas transparentes e coloridas, miniguirlandas, laços simples e elaborados, estrelas de CDs e flocos de neve. Um toque pessoal pode deixar sua árvore ainda mais especial, com enfeites feitos por você. Escolha seus crochês e faça algumas mandalas, dobraduras, recortes com o tema do Natal, flores secas, até mesmo flores artificiais em minibuquês...

Enfeites 
Uma excelente sugestão para trazer o clima para a sua casa é criar enfeites diferentes e originais para todos os ambientes. Os próprios objetos da casa podem ser incorporados à decoração, como exemplo uma taça virada ao contrário pode servir de castiçal. Fica delicadamente ornamentada com galhos de cipreste. Outro exemplo, coloque um cordão de luzes pisca-pisca dentro de uma luminária de chão, ou uma garrafa de vinho ou um pote ou vaso transparente, para criar um efeito diferente e sofisticado na sua sala. E mais, você pode finalizar com um laço de fita por fora, para fortalecer o clima de Natal. Uma ideia simples e original é decorar utensílios domésticos, como pratos, bacias, chaleiras, fazendo um arranjo diferente, que complete a decoração da sua casa, utilizando elementos da natureza, galhos, pinhas, flores secas e cordões de led à pilha. Caso queira utilizar spray nas flores secas e galhos, dá o toque de requinte.
Uma casca de coqueiro, ornada com pinhas, galhos, flores e luzes embeleza sua mesa com simplicidade e beleza. Com um cone de papel rígido (papelão) pode servir de base para realização de pinheiros. Pode- se usar lã, tecido, barbante, cipó, rendas e depois passar cola para firmar. Importante criar sempre mais de um, par ou trio, em tamanhos diferenciados. E para a ceia, o centro da mesa pode ser ricamente decorado com galhos do seu quintal: a base com folhas maiores verdes e sobreposição de alecrim, louro, manjericão, pinhas e também frutas, flores e velas. 

Guirlandas 
As guirlandas tradicionais no Natal, como sisal, cipós e o tradicional festão aramado. Os elementos para orná-las podem ser feitos com bolas, elaboradas com tecidos, rendas, sementes, flores, botões, laços de fita. As bolas de isopor de diferentes tamanhos podem ser forradas com tecido natalino ou balões de látex. Abraça a bola com o tecido, firma com um barbante e finaliza com um laço. Retalhos numa mesma paleta de cores, podem se unir em lacinhos, ou mesmo simplesmente amarrados um ao lado do outro, em um círculo de arame grosso e sua guirlanda ficará diferenciada. Pode-se decorar com especiarias como canela, folhas de louro e galhos. As folhas de louro você pode deixar secar e posteriormente, com fio de nylon e uma agulha passar folha por folha fazendo correntinhas.

Cores 
Para criar uma decoração de Natal bonita e harmoniosa, escolha as cores que você vai usar. Pode ser os tradicionais verde, vermelho e dourado ou cores menos tradicionais, como azul e prata, lilás e rosa, verde e rosa, prata e branco, ou totalmente branco. Use as cores que você escolheu na árvore, nos enfeites e até mesmo nos presentes. Se a ideia é fazer no próprio lar, utilize papéis e tinta spray com as cores da paleta. Importante, também, investir em itens de decoração como almofadas e mantas, trilhos de mesa para deixar o ambiente no clima aconchegante do Natal.
Por fim, segundo Vera, independentemente da sua escolha, o importante é ser feliz e grato, por mais uma Natal e fim de ano. Celebre a vida, de toda a forma!


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU