Publicidade
Adrenalina
Motocross: paixão sobre duas rodas
No Brasil, primeira prova aconteceu no ano de 1971, no Paraná
Por: Kethelyn Petter
Publicado em: quarta, 25 de outubro de 2023 às 16:58h
Atualizado em: quarta, 25 de outubro de 2023 às 17:01h

Quando o rugido das motocicletas se mistura com a fumaça que paira no ar, e os corações aceleram ao ritmo dos motores, você sabe que está prestes a adentrar o emocionante mundo do motocross. É um “reino” onde a coragem desafia a gravidade, a destreza enfrenta terrenos acidentados e a busca pela adrenalina transcende todas as barreiras.

Publicidade

O motocross é um esporte que envolve provas de motocicletas em diversos circuitos e modalidades. Originou-se na Inglaterra, por volta dos anos 1930, influenciado pelas corridas de cross country, que enfatizavam velocidades moderadas e manobras controladas em terrenos variados. Em 1939, a primeira competição internacional ocorreu na França, estabelecendo regras e padrões para o esporte. Na década de 1950, o motocross ganhou popularidade e, nos anos 1960, chegou aos Estados Unidos, onde atraiu pilotos europeus.

No Brasil, a modalidade demorou cerca de duas décadas para se estabelecer. Isso foi em 1971, quando a primeira prova foi realizada em Curitiba, no Paraná, e outra em São Paulo pouco tempo depois. O esporte teve ainda mais visibilidade no país em 1980, com a chegada dos pilotos norte-americanos Rodney Smith e Kenny Keylon, que vieram para participar de competições nacionais.

 

Modalidades

Dividir o motocross é simples: off-road e on-road. O off-road, como a própria tradução já diz, é algo fora da estrada, em percursos de terra e terrenos acidentados. E o on-road é na estrada. Isto é, pode ser no asfalto, em circuitos indoor e em autódromos fechados. No entanto, a prática off-road é muito mais comum.

As principais modalidades incluem o motocross tradicional, onde os pilotos competem em circuitos off-road com obstáculos naturais e artificiais; o supercross, que ocorre em circuitos fechados em estádios; o freestyle motocross, com acrobacias aéreas impressionantes; o enduro, que envolve corridas de longa distância em terrenos variados; o motocross de arenacross, realizado em espaços menores; e o velocross, consiste numa pista de terra de formato oval ou misto e poucas contam com uma mesa ou lançador, tendo velocidade pura e fazendo jus ao nome da modalidade.

 

Equipamentos

Os pilotos de motocross precisam usar equipamentos de proteção adequados para garantir sua segurança durante as corridas. Isso inclui capacetes, botas, óculos de proteção, joelheiras e cotoveleiras. Os pilotos também usam roupas especiais, conhecidas como trajes de corrida, que são feitos de materiais resistentes e duráveis.

 

Preparo físico

O motocross exige muito dos pilotos. Eles precisam ter bastante força física, agilidade, reflexos rápidos e uma grande dose de coragem para competir em pistas desafiadoras. Matias Wisniewski, praticante do esporte, afirma que o motocross exige muito preparo físico. “Dá para considerar que exige mais preparo físico do que para um jogador de futebol. Porque um jogador de futebol, no momento que ele cansa, consegue diminuir o ritmo e parar, caminhar. E dentro do motocross não, quando a pessoa está cansada ela acaba cometendo uns erros, que é quando acontecem os tombos e as lesões”, conta Wisniewski.

 

Custo

O motocross pode ser um esporte caro de se praticar. Os pilotos precisam comprar motocicletas de alta qualidade, que podem custar muito. Além disso, eles precisam pagar pela manutenção das motos, equipamentos de proteção e taxas de inscrição para participar de competições.

 

Onde praticar na região

Frederico Westphalen, Caiçara e Taquaruçu do Sul possuem pistas de motocross, e Wisniewski salienta que já tiveram mais pistas na região. “Já tiveram cidades que construíram pistas e realizaram eventos, mas elas acabaram fechando por não ter pessoas que continuaram com a prática do esporte”, relembra Wisniewski.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU