Publicidade
Maria Cinara Di Domenico
“Estar cumprindo meu propósito é gratificante”
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 23 de outubro de 2023 às 16:56h
Atualizado em: segunda, 23 de outubro de 2023 às 16:59h

A Psicologia sempre ocupou um lugar especial no coração da rodeiense Maria Cinara Di Domenico. Sempre foi a primeira opção quando se tratava de uma profissão a seguir, mas ela demorou um pouco em iniciá-la. Apesar disso, foi seguindo as fases da sua vida, iniciou a faculdade de Administração, mas sem esquecer que ainda tinha esse sonho a realizar, ser psicóloga.
– No ano de 2001, junto com o marido médico, decidimos trabalhar em regiões mais carentes do Brasil, conhecendo de perto a realidade de diversos Estados, capitais e cidades ribeirinhas, como Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima. Minha trajetória acadêmica começou com um ano de Administração de Empresas nas Faculdades Integradas do Tapajós, no Pará. Posteriormente, mudei-me para Roraima. Ao chegar à nova cidade, me deparei com um outdoor anunciando o vestibular para Psicologia nas Faculdades Cathedral. Decidi fazer, me classifiquei em primeiro lugar e, por essa razão, decidi cursar ambas as graduações simultaneamente. Durante as tardes, me dedicava à Psicologia, enquanto à noite estudava Administração. Após concluir a graduação em Administração, prossegui com um MBA em Gestão Hospitalar, sem deixar de lado a Psicologia e, em sequência, fiz uma pós-graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior e duas formações em Hipnose Clínica, a primeira pela Sociedade Interamericana de Hipnose Clínica em São Paulo e a segunda pelo Instituto Versalis, em Belo Horizonte (MG). Sempre estive na ativa, conciliando estudos e trabalho – conta.

Publicidade

De volta para sua terra
Já são 10 anos atuando na Psicologia, e mesmo com um currículo extenso de atividades morando longe da sua terra, no ano de 2020 Cinara decidiu retornar para a sua cidade natal, para ficar mais próxima do filho, Diogo, que havia mudado para Santa Catarina, dos netos Aurora e Vicente, que são a sua maior alegria, assim como da família. Em Rodeio Bonito, já são três anos atuando, atendendo pacientes de toda a região. “Durante toda essa jornada, sempre fui uma buscadora incansável do conhecimento, adquirindo conhecimento de forma autodidata e participando regularmente de cursos e formações complementares. Auxiliar tantas pessoas e perceber que estou cumprindo meu propósito é uma experiência verdadeiramente gratificante. Testemunhar as transformações na vida dos meus pacientes é uma fonte de grande alegria e inspiração”, frisa.

Trabalho voluntário
Desde a época que cursava Psicologia, Cinara já se envolvia no trabalho voluntário e, em Roraima, atuou no Hospital Materno Infantil, entre outras frentes. Agora em Rodeio Bonito, ela também faz parte das causas sociais. “Meu envolvimento voluntário, seja no atendimento a pacientes com câncer na Liga do Câncer de Rodeio Bonito acrescenta um significado ainda mais profundo à minha jornada. Sempre fui apaixonada pelo voluntariado, e ter a oportunidade realizá-lo ao longo de minha trajetória é algo que valorizo imensamente. Estar alinhado com meu propósito e contribuir para o bem-estar das pessoas é uma fonte constante de realização em minha vida”, acrescenta.

Essência Feminina
Em parecia com as amigas Katia Vissotto, que é naturopata, e Sonia Gambeta, especialista em Inteligência Emocional, Cinara está organizando para o dia 11 de novembro, em Rodeio Bonito, o evento "Essência Feminina: Resgatando Raízes e Transformando Emoções", onde irão compartilhar seus conhecimentos.  
– O evento contará com a participação de 90 mulheres. Estamos preparando tudo com muito carinho. Além disso, em dezembro, estou planejando outro evento em parceria com minha colega psicóloga Lais Bottene, que é de Seberi, mas reside em São Paulo. Vamos realizar um workshop no fim do ano, focado em alinhamento e planejamento para 2024. Tenho também projetos de criar grupos terapêuticos para ajudar as pessoas a lidarem com a ansiedade e outros problemas emocionais, como a depressão. No entanto, continuo adorando o trabalho individual, onde posso ter uma conexão única com cada um que atendo. É uma troca que valorizo muito e que só é possível no modelo tradicional de atendimento. E para finalizar, deixo o recado para que as pessoas continuem a buscar seus sonhos com paixão e determinação – finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU