É possível beber água da chuva?
A coleta e uso da água de chuva é uma prática muito antiga. A água da chuva tem sido utilizada para fins diversos, tais como irrigação, limpeza, recreação, dessedentação (saciar a sede) humana e animal. Locais com escassez hídrica aguda, como o semiárido do nordeste brasileiro, são os que mais se preocupam com a coleta e uso da água da chuva.
No entanto, é necessário entender que, quando coletada diretamente, a água de chuva pode conter impurezas e contaminantes que precisam ser removidos antes do seu consumo. Poluentes atmosféricos como poeira, poluentes industriais, pesticidas, subprodutos da queima de combustíveis fósseis e até mesmo resíduos de aves, são alguns contaminantes que podem ser encontrados na água da chuva!
Você sabia que a qualidade e quantidade de contaminantes da água da chuva depende da localização geográfica, e até mesmo das condições atmosféricas em que a água é coletada? Isto quer dizer que a qualidade da água da chuva coletada no meio da Floresta Amazônica, e no centro da cidade de Frederico Westphalen podem ser bem diferentes!
Assim, para tornar a água de chuva potável, própria para consumo humano, é necessário que ela seja submetida a um processo de tratamento adequado. A complexidade deste tratamento dependerá do tipo de poluente que se deseja remover. Portanto, consulte um especialista para garantir a qualidade da água da chuva antes de considerá-la como fonte de consumo humano! Os Engenheiros Sanitaristas e Ambientais podem fazer este trabalho para você!
Texto: Professor-doutor Marcus Soares e professora-doutora Mariza Camargo