Quais são os principais tipos de faixas que você vai encontrar? Já reparou?
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
terça, 26 de abril de 2022

Quando a gente fala de faixas de pintura que vai encontrar numa rodovia, mas que também vale para as vias de uma cidade, se faz necessário contextualizar um pouco mais. Afinal, as faixas pintadas no piso (asfalto, via, rodovia, etc), fazem parte de um sistema de trânsito que prevê algumas categorias de sinalização. São 6 (seis) categorias no total, as quais vou apenas citar hoje, e num artigo futuro poderei abordá-las com mais vagar. São elas: dispositivos auxiliares de sinalização; sinalização luminosa ou semafórica; sinalização sonora; gestos do agente de trânsito e do condutor; sinalização vertical; e sinalização horizontal.
    Pois é justamente esta última, onde iremos encontrar os tipos de faixas pintadas no piso da rodovia ou via pública. Mas não são somente linhas. Podem ser também marcações, símbolos ou legendas, que podem ser pintadas nas cores amarela, branca, vermelha, azul ou preta, a depender do objetivo e finalidade. Como é possível perceber, a gama de possibilidades é bem grande. Por isso quero focar em um ponto específico do contexto todo, ou seja, nas marcas longitudinais.
    As cores padrões utilizadas nas marcas longitudinais, são a cor branca e a cor amarela. De regra a cor branca é utilizada nas vias de sentido único, para dividir faixas de circulação, bem como nas linhas de bordo. A cor amarela, de regra, é utilizada para dividir faixas de circulação em sentidos opostos. 
    Primeiramente abordando as faixas amarelas, seus diversos formatos e significados. De regra, a linha amarela, contínua ou seccionada, pressupõe separação de fluxos em sentidos opostos. Pode ser uma faixa de cada lado, ou faixa dupla, de um ou de ambos os lados. A pintura amarela no centro da pista pressupõe uma pista simples, ou seja, sem separação física entre os fluxos opostos (defensa, guardrail, concreto tipo New Jersey, ou canteiro central), podendo ser de duas, três, quatro ou mais faixas.
    Quando houver apenas uma faixa amarela contínua pintada no centro da pista, significa que não é permitido ultrapassagens em nenhum sentido. O mesmo se houver duas faixas amarelas contínuas pintadas no eixo ou centro da pista. Se houver apenas uma faixa amarela seccionada ou tracejada pintada no centro da pista, isso significará que é possível ultrapassar, mas tomando os demais cuidados, quando o fluxo contrário e se a visibilidade permitir. Quando houver uma faixa amarela contínua e uma faixa amarela tracejada, significa que é possível ultrapassar somente para quem circula do lado da faixa tracejada, e proibido para quem circula do lado da faixa amarela contínua.
    Uma curiosidade sobre faixas amarelas tracejadas, principalmente em retas longas. Quando inicia uma faixa amarela tracejada, ou quando vai terminar, os espaçamentos entre as faixas são menores, e no meio da reta de ultrapassagem, os espaços entre os segmentos é maior, querendo significar exatamente isso: quando vai chegando ao final da área de ultrapassagem, as faixas ficam menores, justamente para avisar o condutor, mesmo que ele não consiga visualizar, o final da local de ultrapassagem permitida.
    As linhas longitudinais na cor branca dizem respeito a faixas no mesmo sentido. Podendo ser em uma pista com somente sentido de trânsito num único sentido. Como também, significar a sinalização horizontal das faixas no mesmo sentido, embora integrantes de uma pista com fluxos opostos. Mas elas são bem simples de identificar, pois podem ser tracejadas/seccionadas ou como linhas contínuas. Uma linha tracejada na cor branca significa que você pode mudar de faixa, tomando os demais cuidados de circulação. Por outro lado, se uma linha contínua da cor branca separa duas faixas de trânsito no mesmo sentido, isso significa que não é possível, naquele local, mudar de faixa. Muitas vezes por conta dos riscos ali verificados, como em curva, antes de faixa de pedestre, em locais com acessos ou saídas para lotes lindeiros (ao lado da via ou rodovia).
    Por último, temos a linha de bordo, que é aquela linha branca contínua que separa a pista de rolamento (onde os veículos circulam) do acostamento ou calçada. Serve principalmente para mostrar ao condutor o limite que tem antes de sair da pista, e é muito útil como referência quando ocorre o ofuscamento com farol de outros veículos ou baixa visibilidade. Ela pode ter segmentos tracejados, que podem indicar acessos ou saídas daquela via, ou perímetros urbanos e vias internas, localização e possibilidade de estacionamento, combinado com a sinalização vertical e regulamentar existente.
 

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