Fecars
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
segunda, 25 de abril de 2022

33º Entrevero Cultural – Quinta-feira, a cidade de Palmeira das Missões, 17ª Região Tradicionalista, amanheceu movimentada. Desde a quarta-feira camionetes estavam chegando com cavalos, muitas pessoas pilchadas, algumas tensas, outras nem tanto, mais confiantes. Pais e mães preocupados em arrumar os últimos detalhes para o filho que tanto se esforçou e passou um ano de pandemia estudando e praticando as atividades campeiras, em busca do tão sonhado crachá de Peão, Guri e Piá do Estado do Rio Grande do Sul. Os trinta coordenadores regionais, muitos conselheiros e autoridades do MTG, todos muito empenhados, cuidando para que o processo de escolha dos Peões aconteça dentro da mais completa lisura.

 

Circuito Artístico – O Departamento Artístico da 28ª Região Tradicionalista já definiu e divulgou aos Patrões da Entidades Tradicionalistas que possuem elencos e invernadas a realização de um Circuito Artístico, nos moldes dos antigos Encontros de Invernadas que aconteciam há anos atrás. As datas definidas para o Circuito Artístico/2022 são as seguintes: 17 de julho no CTG Tropeiros do Cristal, de Cristal do Sul, 09 de outubro no Minuano CTG de Iraí e 27 de novembro no CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho.

 

Fecars – Devido à atual situação da Pandemia, e para preservar a saúde de todos os participantes, o MTG, de comum acordo com a Prefeitura de Pelotas, que sediará a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), os coordenadores regionais e demais organizadores do evento, decidiram pelo seu adiamento para os dias 12 a 15 de maio. Esta foi a segunda vez que a data da FECARS foi adiada. A transferência do evento permite uma melhor avaliação dos atuais dados da epidemia e a incidência de suas variantes, para que seja realizado num panorama de segurança sanitária. A notícia da confirmação definitiva da data da realização da Festa Campeira foi muito esperada e comemorada, já que a última aconteceu praticamente um ano antes do surgimento da Pandemia.

Composição da patronagem do CTG Fronteira do Rio GrandeA nova Patronagem que terá a incumbência de cuidar do tradicionalismo no CTG Fronteira do Rio Grande de Vicente Dutra no biênio 2022/2023, está assim composta:

Patroa: Zeli de Fátima Bohrer

Capataz Geral: Rudinei Antunes

1° Sota-Capataz: Bruna de Cassia Santos

2° Sota-Capataz: Janice Drehmer Ehrhardt

1º Agregado das Pilchas: Cleonice Fatima dos Santos

2º Agregado das Pilchas: Mara Luiza Wolff

Invernada Artística: Josiane Moraes da Silva

Invernada Cultural: Lilian Cristina Wolff

Invernada Campeira: Gilson André Antunes

Invernada de Patrimônio: Adilson Luiz Wolff

Invernada de Esportes: Marcelo Antônio Soares

Núcleo Jovem: Anderson Leonardo Jahno, e Mariana Schaefer Antunes

Conselho de Vaqueanos: Daniel Rossato, Vera Julia Wolf, e Roseli Aparecida Schaefer. Suplentes: Liceu Rossato, Larissa Brizola da Silva, e Gabriele Ribeiro Alberti.

Fonte: