Ver e ser visto no trânsito: tem certeza que isso é importante?
Os textos publicados aqui são de total responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai!
terça, 12 de abril de 2022

    Em um mundo onde só existisse um único veículo, ou mesmo uma única pessoa, talvez ser visto não tivesse tanta importância. Mas o fato de ver, este continuaria a ser importante, pois estando em movimento, é preciso se situar no trânsito e saber onde se está indo. Mas considerando nossa comunidade (sociedade global) atual, é necessário prestar muita atenção (ver) e ter a maior garantia possível de que você está sendo visto.
    Muitas vezes em acidentes ouvimos relatos do condutor, do tipo: não tinha nenhuma motocicleta ali; quando eu vi já era tarde, mas o pedestre surgiu do nada; estava muito nublado, e não deu pra ver; estava naquele lusco fusco e não vi o outro veículo, pois estava sem as luzes acesas; mas eu só abri um pouco para ver se podia ultrapassar, quando o outro colidiu em mim... E assim se vão muitos relatos.
    O fato é que estes dois fatores, ver e ser visto, são fundamentais para a segurança no trânsito. Não é possível se construir um trânsito um trânsito seguro, se efetivamente cada qual não colaborar com estes dois elementos basilares do trânsito.
O VER está muito relacionado a fatores do condutor, principalmente comportamentais, quanto em relação ao veículo e a via. O VER tem muita relação com a direção defensiva, que em síntese é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e das condições adversas da via ou do ambiente.
É por exemplo não dirigir colado no veículo da frente, sem respeitar a distância de segurança, que tem relação com a distância de frenagem, mas também tem relação com a manobra de ultrapassagem. Caso você dirija muito perto do veículo da frente e você precise fazer uma ultrapassagem, será difícil, pois você precisa verificar se não vem veículo no sentido contrário. Se você estiver na distância regulamentar e segura, esta visão será natural. Mas se estiver muito perto, terá que mover seu veículo para um pouco dentro da faixa contrária, para poder enxergar. Se estiver vindo um veículo pequeno, ou mesmo um caminhão, talvez não dê tempo de retornar, e pode ocorrer um acidente grave. 
Se você estiver pilotando uma motocicleta, o risco é maior ainda, pois no susto desta olhadinha e venha um veículo grande, como um caminhão a uma velocidade alta, você pode talvez não bater, mas o deslocamento de ar, pode desequilibrar você e cair.
Todos os veículos, principalmente os maiores (caminhões e ônibus), possuem muitos campos cegos. Seja pela altura da cabine, seja pela lateral onde os espelhos não mostram, e podem esconder da sua visão até um carro médio, aí sem se falar em uma motocicleta ou pedestre. Mesmo carros pequenos, possuem pontos cegos, que podem impedir que vejamos uma motocicleta. Olhe sempre duas vezes, não só para o espelho, mas movimentando a cabeça e procurando, antes de efetuar uma manobra de mudança de faixa ou conversão.
Nós mesmo, pedestres, podemos não VER, e isso está cada dia mais presente, principalmente em relação ao celular (smartphone), onde muitos caminham na calçada, quando não na rua, sem olhar para frente e ou pros lados. Antes de pisar numa faixa de pedestres, ou atravessar a rua, mesmo que na sinaleira, preste atenção, pare, olhe para os dois lados, tenha a certeza que foi visto, e só assim atravesse.
Sobre ser visto, é fundamental ter essa noção. Seja enquanto motociclista, pedestre ou até mesmo motorista. Pois as vezes a outra pessoa está distraída (não deve, mas pode acontecer), mesmo devendo, não lhe viu. Você pode usar pequenos acionamentos da buzina, para chamar a atenção, com antecedência. Lembram da direção defensiva, serve para ser visto também. Pedestre, tenha certeza que você foi visto. Não comece uma travessia na confiança da faixa de segurança, tão somente. Acredito muito no contato visual com o motorista. É muito importante, o uso das faixas refletivas, seja para veículos maiores, seja para motociclistas. Mas muito mais para pedestres, que não tendo outra alternativa, necessitam caminhar numa via no período noturno. Se possível, usar roupas claras, pois são vistas com maior distância. Melhor ainda com algum elemento de iluminação, e se puder, algum elemento refletivo. Isso traz segurança, e principalmente o SER VISTO.
 

Fonte: