Farol baixo aceso durante o dia aumenta consumo de combustível?
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segunda, 28 de março de 2022

    Pode parecer que manter o farol de luz baixa aceso durante o dia seja uma questão nova. Mas não é. Desde a década de 1970, estudos vêm demonstrando que a utilização da luz baixa, durante o dia, mesmo com sol a pino, impacta positivamente na questão dos acidentes. E positivamente aqui, diz com a redução dos mesmos.
    Mas de que forma o farol baixo impacta na ocorrência de acidentes? Impacta pela visibilidade, pelo ser visto, com maior antecedência, e com isto poder agir antes. Seja em relação a uma frenagem, seja para não realizar uma ultrapassagem, seja para não atravessar a via num cruzamento, bem como em relação ao pedestre, que poderá perceber o veículo e decidir não atravessar a via.
    Estudos na Europa e Estados Unidos têm demonstrado que o farol aceso aumenta a visibilidade do veículo em até 60%. Isto pode representar perceber um veículo a pelo menos 240 metros, chegando a 2 mil metros, o que de outra forma poderia representar perceber o veículo somente entre 30 e 230 metros, a depender da cor do veículo e período do dia. E sim, veículos escuros, tendem a serem muito menos percebidos do que os mais claros. Desta forma o fato de utilizar o farol baixo aceso durante o dia ganha ainda mais importância, tanto na estrada quanto na cidade.
    O olho humano, e a nossa visão como um todo, fruto do trabalho de atenção do nosso cérebro, tende a focar a atenção em somente uma parte do que enxergamos, ou seja, podemos estar até vendo alguma coisa, mas enquanto não focarmos nela, ou ela nos chamar atenção, não estará na atenção do nosso foco. Neste ponto, a atenção que o farol baixo aceso nos passa, passando a poder ser percebido o veículo com maior facilidade, poderá fazer toda a diferença na segurança, seja da nossa condução, seja para em relação ao pedestre.
    Trazendo um pouco mais de informações estatísticas. Os estudos demonstraram que o principal impacto de redução de acidentes foi em relação aos acidentes do tipo colisão frontal. Embora estes não representem um quantitativo tão alto em relação a quantidade de sua ocorrência, ficando em torno de 4 a 5% do total, eles são importantes na medida em que representam de 30 a 40% do total de mortes. Ou seja, são de relevância altíssima. Os percentuais de redução deste tipo de acidentes giram entre 15 e 5%, a depender do país. Mas reduzem sobremaneira as tentativas de ultrapassagens mal sucedidas, prevenindo quem vem na direção oposta. 
    Observou-se também a redução de atropelamentos com pedestres e ciclistas (segunda maior causa de mortes no trânsito brasileiro). Com variação entre 8 e 11% de redução.
    Atualmente, no Brasil, com a alteração da Lei 14.071/20, é obrigatório o uso de farol de luz baixa aceso nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia, para veículo sem DRL (luz de rodagem diurna), bem como em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.
    Embora não obrigatório, o ideal, conforme visto acima, pelo fator segurança viária, seria a utilização do farol de luz baixa aceso nas demais vias, inclusive dentro da cidade. Com benefícios à segurança viária como um todo.
    Outrossim, quanto ao questionamento inicial, não há qualquer aumento do consumo do veículo pelo uso do farol de luz baixa aceso durante o dia. Seu uso trará mais segurança para todos.
 

*O inspetor Celso Morais é policial rodoviário federal; foi chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da PRF no RS por quase nove anos; instrutor de Acidentes e Levantamento do Local e Instrutor de Educação para o Trânsito da PRF; é formado em Perícia de Trânsito pela PRF em Sergipe; formado em Direito e Pós-Graduação em Educação Transformadora pela PUC-RS.

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