Agradecimento
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 24 de setembro de 2021

Agradecimento – Ao chegarmos no fim de mais uma Semana Farroupilha, temos muitos agradecimentos a registrar. Hoje, queremos agradecer às cavalarianas, que representando a figura lendária de Anita Garibaldi, se deslocaram de diferentes locais da região para horar o tema da Semana Farroupilha. Cumpriram com louvor a façanha da condução da Chama Crioula até a Praça do Barril e mostraram que a Revolução Farroupilha também teve a mão das mulheres gaúchas, que ao permanecerem nas estâncias e nos campos, garantiram o desenvolvimento econômico do Estado no período crítico da guerra.

Condução da Chama Crioula – Talvez o protocolo da Geração da Chama Crioula tenha sido falho ao não enfatizar a homenagem que foi realizada a um grande colaborador e tradicionalista da 28ª Região Tradicionalista e que faleceu recentemente de Covid. A justa e inusitada homenagem foi destinada para o senhor Paulo Dazzi, do Minuano CTG de Iraí, através das filhas, que já foram grandes laçadoras de tiro de laço e participantes de cavalgadas. Monica Dazzi, e a irmã Cláudia Dazzi foram as condutoras da Chama Crioula pelas ruas de Frederico Westphalen, até o seu destino final, a pira da Praça do Barril, fazendo o papel com muito orgulho, em honra ao nome e memória do pai, que por inúmeras vezes acompanhou a lida campeira das filhas e foi um destacado tradicionalista. 

Homenagem – A comissão organizadora da Geração da Chama Crioula 2021 registra o reconhecimento a todas as mulheres que acompanharam a cavalgada de condução da Chama Crioula pelo esforço individual realizado, marcando presença e ilustrando o fato histórico com um tom feminino de seriedade e muita eficiência. 

Cavalgada – Domingo, 19 de setembro, aconteceu em Seberi, nossa vizinha 17ª Região Tradicionalista, a 12ª Cavalgada da Mulher Campeira. Participaram da cavalgada 63 mulheres, sendo que destas, 21 pertencem à 28ª Região Tradicionalista. Foi um percurso de aproximadamente 10 quilômetros, sem incidentes, de uma cavalgada que ainda prestou homenagem à uma mulher cavalariana, participante das edições anteriores, que infelizmente faleceu recentemente. Nossos agradecimentos pelo convite recebido e o registro da honra em poder participar deste evento feminino, mostrando a força e a pujança feminina na história do campeirismo gaúcho. 

Retorno – Dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, foi também a data oficial de recomeço das atividades do CTG Rodeio da Querência. O retorno das atividades foi marcado ao meio dia com um arroz de charque acompanhado de feijão campeiro e à noite com uma integração artística com a participação dos elencos das danças e também da Chula. Após quase dois anos sem se ouvir um som de gaita, Saimon da Costa, que há muitos anos tirou seus primeiros acordes dentro do CTG Rodeio da Querência, deu uma demonstração do que as crianças podem aprender. Da mesma forma, a turma da Chula, com seu sapateado criativo e os integrantes já veteranos demonstraram às crianças e às famílias, um pouco do que se dança tradicionalmente dentro do CTG. 

Recomeço 2021 – O CTG Rodeio da Querência iniciará os ensaios com as invernadas artísticas na próxima semana, obedecendo os seguintes horários: 
Categoria Dente de Leite:  segunda-feira, das 19h às 20h.
Categoria Pré Mirim: segunda-feira, das 20h às 21h.
Categoria Mirim: quarta-feira, das 19h às 20h30min.
Categoria Juvenil: quarta-feira, das 20h30min às 22h.
 

Fonte: