Você já deve ter ouvido, lido ou falado essa frase. Presumo que sim, porque ela é o slogan da URI, para dizer que quem passa pela universidade adquire o conhecimento e é ele que modifica a sua história de vida. A partir deste mês, é esse slogan que vai nos conduzir, ainda mais, por meio de nossa campanha de vestibular.
E foi pensando nos leitores que nos acompanham nesta coluna que mensalmente escrevo ao querido jornal O Alto Uruguai, que entendi o quão era relevante considerar o que é, afinal, o conhecimento, além de me permitir abordar um pouco do que é meu cotidiano, junto de meus colegas.
Se olharmos para o conceito, vamos perceber que temos diferentes tipos de conhecimento. Um deles, por exemplo, está associado à cultura, esta que adquirimos no cotidiano, passada de geração para geração e que explica muito de nossos hábitos e costumes.
Há um tipo de conhecimento, considerado o científico, pautado na análise dos fatos cientificamente comprovados, cuja base está fundamentada na filosofia da ciência. É esta ciência que apresenta hipóteses, teorias e objetivos, que por meio de pesquisas passam a ser comprovadas e experienciadas até gerarem os resultados estimados. Resultados esses que transformam, qualificam e modificam cotidianos, pessoas e lugares.
Basta ver que com a ameaça à vida pelo vírus Covid-19, a ciência mais uma vez foi a resposta a ser buscada para trazer a solução necessária à saúde de todos. E é esse conhecimento que estamos falando em nossa campanha de vestibular, quando convidamos os jovens a assumir-se pelo conhecimento em uma universidade que tem em seu cotidiano a vida sendo transformada pela ciência, que apresenta os melhores resultados para que nossa região possa crescer, melhorar e se transformar.
Teremos os mais variados cursos que somam 675 vagas, que abrem portas para que sonhos sejam edificados e para que as famílias possam apoiar seus filhos a escrever seu projeto de vida e de carreira com uma série de oportunidades desde o primeiro semestre de curso. É qualidade. É empregabilidade. É acesso a professores de alta competência e com infraestrutura de ponta.
Tudo isso para construir conhecimento e para construir-se como profissional diferenciado frente ao mundo do trabalho que cada vez mais torna-se complexo e disruptivo. Então, fica o convite: deixe o conhecimento mudar a sua vida.
Venha viver a experiência em uma universidade que transforma.