A Fraude no Inss
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 15 de maio de 2025

Os aposentados e pensionistas do INSS atingidos pelo golpe aplicado na folha de pagamento e boa parte da população ficaram estarrecidos quando foi divulgada a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados nas aposentadorias e pensões.

    O sentimento de aposentados e pensionistas e seus familiares é de indignação e de alívio, tudo ao mesmo tempo. Alívio porque pode significar alguma esperança, esta de receberem de volta os valores que lhes foram indevidamente fraudados e que não mais venha a acontecer esse tipo de golpe. Indignação porque foram muitos anos de reclamação, de tentativas frustradas de cancelamento dos descontos e de pedidos de reembolso dos valores descontados sem autorização. E os avisos, as tentativas para que algo fosse feito durou vários anos, porque este tipo de fraude não é uma novidade, não começou recentemente quando houve operação.

            Felizmente temos a Polícia Federal, uma instituição pública, de Estado que tem feito um belo trabalho apesar de todas as pressões políticas que sofre. Se não fosse esta instituição por certa essa fraude duraria não se sabe por quanto tempo. Somente operações como esta “Sem Desconto”, com prisão dos criminosos, com o bloqueio do patrimônio é que se torna possível parar com este tipo de crime.

            Se dependesse de parte da cúpula política de Brasília a roubalheira estava ainda a pleno vapor. Infelizmente e com tristeza, sempre haverá políticos envolvidos de alguma forma quando se descobre grandes fraudes no Brasil. Nenhuma novidade. Quem indica presidentes de Estatais? No caso do INSS?, sempre são cargos muito disputados, e existem muitos, demais, cargos políticos em todas as instituições o que tem fragilizado o serviço público e gerado terreno fértil para todo o tipo de fraude.

Há também, servidores de carreira envolvidos nas fraudes, para estes a punição costuma ser mais rápida e pesada. A questão complicada é sempre punir os mandantes, os poderosos, os políticos que se envolvem de alguma forma nesse tipo de fraude contra a população.

Não se pode esquecer que de fundo a questão é política. Movimentos de bancos, associações, financeiras e muitos outros interessados, que são desonestos, contaminam parte do meio político, criam ambientes, influenciam para a aprovação de leis que permitem esse tipo de fraude, se não houvesse leis autorizando descontos nas folhas de pagamento dos aposentados e pensionistas esse tipo de fraude não aconteceria. Então, existem muitas questões envolvidas, muito preparo astucioso nas surdinas para criar ambiente fértil para a aplicação de golpes.

Agora é torcer para que a Polícia Federal encontre todos os criminosos envolvidos, que sejam levados a julgamento e paguem pela fraude praticada. Do Estado brasileiro se espera que haja ação rápida contra os fraudadores para que devolvam os valores que roubaram, para evitar que o povo pague mais essa conta.

 

 

Fonte: