Ecos da tradição
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 25 de abril de 2025

NOTA DE DESAGRAVO - O Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, emitiu uma nota pública na data de 16 de abril, manifestando seu profundo repúdio em relação aos comentários desrespeitosos realizados durante uma apresentação no Baile Bochincho Fandangueiro, ocorrido no último sábado dia 12 de abril de 2025, no CTG Sentinelas do Pago na cidade de Marau/RS. A manifestação registrada em vídeo e amplamente compartilhada nas mídias sociais, imprensa escrita e falada, apresenta um conteúdo que extrapola os princípios que norteiam o tradicionalismo gaúcho, expondo indevidamente a administração pública do município e seus munícipes em um espaço destinado à valorização da cultura, da música e da convivência respeitosa entre os cidadãos. Através da nota, o MTG se solidariza com o município, seu administradores e com os cidadãos e vem assinada peloPresidente, Alessandro Gradaschi.

ENCONTRO DE PATRÕES – No dia 16 de abril, aconteceu o 3º Encontro de Patrões no CTG Sinuelos de Alpestre. A principal pauta do Encontro foi a revisão do Regulamento Campeiro da 28ª Região Tradicionalista, que foi flexibilizado em algumas questões internas. Tendo em vista que somos uma região pequena, com poucos rodeios crioulos durante o ano, e as dificuldades financeiras das entidades são algo concreto, a flexilbilização do regulamento irá garantir a inscrição de um maior número de laçadores participantes nos eventos.

ENTREVERO DE PEÕES – Iniciou na quinta-feira com a prova escrita, e encerra hoje, sábado, com as provas campeiras, o 36º Entrevero de Peões do Rio Grande do Sul. A 28ª Região Tradicionalista está participando com os peões nas categorias Piá, Guri e Peão Farroupilha.

NACIONAL I– A Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas - CBTG está promovendo o Nacional /2025, no mês de julho, de 24 a 27. Este será um grande evento da cultura e da tradição gaúcha, na cidade de Cristalina, estado de Goiás. O Nacional/2025 engloba a 16ª FENART, a 21ª Festa Campeira Nacional dos Campeões e os 11º Jogos Tradicionalistas. Segundo Bresolin, o Vice Presidente dos Esportes do MTG, e encarregado de organizar a ida ao Nacional, daqui do Rio Grande do Sul estão sendo contabilizadas 800 pessoas inscritas para o evento, distribuídas nos três Departamentos: 500 pessoas do Departamento Artístico, 100 do Departamento de Esportes e 100 do Departamento de Laço.

NACIONAL II – Para auxiliar nas despesas do Nacional, há uns anos atrás o MTG criou o Fundo Garantidor, que recebe uma porcentagem do pagamento dos Cartões Tradicionalistas, cujo valor é destinado aos participantes. Para este ano de 2025, o Fundo Garantidor possui um saldo de R$120.000,00, valor insuficiente para arcar com as despesas de 800 pessoas. Ficou estabelecido que todos os participantes terão auxílio na alimentação nos dias que estiverem em Cristalina, Goiás.

NACIONAL III – Tem direito a participar do Nacional os vencedores em 1º Lugar do ENART em todas as categorias, (Artístico), os vencedores da FECARS (Campeiro) e os vencedores do Aberto de Esportes. Em caso de desistência dos primeiros colocados, os subsequentes são convidados a participar.

Fonte: