Falam que o ar que respiramos está envenenado por gás carbônico proveniente dos automóveis e de outras inúmeras poluições que emporcalham a atmosfera. Pelo sim, pelo não, a realidade é que ninguém vai poder ficar sem respirar, seja o ar puro ou impuro. Mas existe um veneno que pode ser evitado e que é o mais nocivo de todos: a NICOTINA do cigarro. E tão prejudicial é, que até o que está próximo do fumante, recebe uma carga venenosa, e assim esta vítima involuntária se denomina fumante passivo. O fumar causa um relativo prazer, dando a impressão que se constitui em um relaxante, portanto a vítima entende que se acalma e afasta as preocupações.
A ciência médica afirma que o fumante corre sério risco de adquirir doenças cardiovasculares tais como infarto, angina, AVC, derrame e câncer de pulmão, boca, laringe, estômago, pâncreas e rim. Resumindo, o cigarro ataca todo o organismo. Em vão, os governos tentam advertir os fumantes, obrigando as indústrias a gravar ALERTAS nos maços de cigarro. O brasileiro como é um piadista nato foi comprar cigarro. Deram-lhe um que estava escrito: “Cigarro causa impotência sexual”. Devolveu com a ordem: “Me dá um que causa câncer...”
Segundo IBGE, no Brasil, 17% da população adulta fuma, sendo que 52% pensa em parar de fumar. A capital que mais fuma é Porto Alegre. O país que mais fuma é a China, com 341 milhões de fumantes. Em cada três fumantes no mundo, um é chinês. O país com menor índice de tabagistas é a Suécia, com apenas 5.6% da população viciada. Em 2.019 o cigarro matou 7,7 milhões de pessoas. O México baixou uma lei proibindo fumar em qualquer local público.
Os governos brasileiros, de ontem, de hoje e de amanhã, não pensam em proibir a venda de cigarros, por uma razão muito simples: Eles arrecadam uma fortuna com o comércio do tabaco. Haja visto que agora também a maconha vai ser liberada, com o pretexto de institucionalizar o consumo, evitando a fraude e a ilegalidade. Ledo engano: eles têm despesa muito superior, curando os doentes, do que lucros com a arrecadação. Só tem uma saída para deixar de fumar: VONTADE. A Igreja, a família e principalmente a Escola deveriam conscientizar a população. A Dra. Patrícia W.K. usa uma expressão ousada: “O cigarro é a eucaristia do demônio”.
Minha querida esposa faleceu há seis meses. Dizia o médico que ela só tinha ainda meio pulmão. A situação era irreversível. Foi uma fumante inveterada, assim como o seu marido, que no caso, sou eu. Felizmente meus filhos não suportam nem a fumaça do cigarro, porque uma professorinha na sala de aula fez a cabecinha deles. Hoje, sofro a ausência da Ledy, que poderia ainda estar ao nosso lado, quem sabe Deus, por longos anos. Só me resta recordar a canção do Ronnie Von: “A Praça”
“Hoje acordei com saudades de Você...
A mesma praça, o mesmo banco,
as mesmas flores, o mesmo jardim.
Tudo é igual, mas fico triste
Porque não tenho Você perto de mim”.